7 dicas indispensáveis para montar uma cozinha americana -

7 dicas indispensáveis para montar uma cozinha americana

A cozinha aberta, atualmente mais conhecida como cozinha americana, surgiu com o propósito de integração de ambientes e, consequentemente, a amplitude de espaço. É a melhor opção para apartamentos pequenos e também para quem gosta de cozinhar e quer interagir interação com os amigos e/ou familiares ao mesmo.

A profissional Maíra Turci, do site Archinside, que faz projetos personalizados online, dá algumas dicas para montar a sua.

1 – Armários

Dependendo de seu projeto, a cozinha pode ser “separada” do outro ambiente por um balcão, uma bancada, uma mesa ou até mesmo não ter divisão. Vale ressaltar que a cozinha americana sempre significa que você terá uma parede a menos para armários. Mas você também pode colocar armários sob a bancada, por exemplo.

2 – Funcional

A funcionalidade do dia a dia para sua cozinha é essencial e, para ser funcional, é preciso saber a frequência de seu uso, quantas pessoas utilizam o espaço e até as características físicas dos moradores – por conta da altura da bancada, por exemplo.

3 – Circulação

A área de circulação também deve ser estudada para sua funcionalidade. A distribuição ideal para uma cozinha é no formato de um triângulo, onde a pia fica no centro entre a geladeira e o fogão.

4 – Acabamento

Temos muitas opções de acabamento para cozinha e sempre devemos evitar os porosos, por conta do acúmulo de sujeira. Quanto aos revestimentos podemos utilizar somente na área de trabalho (em frente ao fogão e da pia). Não há necessidade de usarmos em todas as paredes da cozinha.

5 – Coifa e exaustor

A cozinha americana requer mais alguns cuidados, como por exemplo o uso de coifa/depurador/exaustor para o cheiro da fritura e a gordura não se espalhar pela casa.

6 – Organização

Por fim, lembre-se que a cozinha americana, por estar integrada com outro ambiente e estar sempre a mostra, requer organização e limpeza.

7 – Cuidado antes de quebrar paredes

Antes de sair quebrando tudo por aí no seu imóvel, é importante verificar se não existem vigas estruturais ou colunas. Se você mora em prédio, provavelmente seu condomínio exija um projeto de demolir e construir e a RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para execução do serviço. Contrate sempre um profissional qualificado.

 

 

arrow