8 ideias simples para dividir ambientes em studio ou apartamento pequeno

Como dar a um só ambiente diferentes funções? Em um studio, loft ou apartamento muito pequeno, suas necessidades seguem as mesmas: de ter quarto, sala, cozinha, banheiro e onde comer e trabalhar. Calma, que existem soluções sem ter que reformar.

O site francês Deco reuniu 8 ideias de como delimitar ambientes em um studio. Confira:

8 truques de decoração que realmente aumentam seu apartamento pequeno
A escada desse loft zerou o conceito de economia de espaço; veja o porquê
Arquiteta mostra 10 móveis multiuso em que você deve apostar
10 apartamentos pequenos que vão mudar seus conceitos de tamanho
Como fazer seu apartamento pequeno parecer maior usando apenas quadros

Estante vazada

A primeira e mais prática solução para seus problemas. Além de dividir dois ambientes, ela oferece espaço para guardar livros, objetos, plantas e roupas – para os dois espaços. Para aumentar a claridade e consequentemente a amplitude, tente deixar alguns espaços vazios na estante.

Retângulo colorido

Pintar um belo retângulo colorido pode delimitar uma área em sua casa de maneira elegante e original. Um papel de parede também pode cumprir a mesma função.

Biombo

Ele saiu de cena por um tempo, mas já está de volta. Prático e elegante, fica melhor ainda separando o quarto da sala. Ainda, tem a vantagem de ser aberto e fechado em segundos. Há versões em diversos materiais: bambu, tecido, papel, madeira etc. Escolha a sua.

Cortina

Solução conveniente, barata e de fácil instalação, a cortina pode separar espaços de maneira menos radical. Quando abertas, as cortinas revelam o ambiente por trás. Já fechadas, garantem a privacidade.

Paineis

Paineis bem zen no estilo japonês são uma alternativa às cortinas. Também têm a vantagem de você poder fechar e abrir conforme suas necessidades.

Divisória

Você pode fazê-la em diversos materiais, conforme sua necessidade e seu gosto. Precisa separar a cozinha da sala pra fumaça não invadir o outro espaço quando frita um bife, por exemplo? Opte por vidro. Ou sua preocupação é mais estética? A de metal pode sair num preço bem em conta.

Mezanino

Esta solução é um pouco mais trabalhosa, mas pode fazer você ganhar muito espaço! Hoje em dia, já existem opções em mobília. Você pode criar uma sala de estar ou home office na parte de baixo e o quarto na de cima.

Parede vegetal

Além de permitir que você mantenha uma horta mesmo em um micro-espaço, essa ideia dá autenticidade ao seu studio. As plantas podem ser suspensas, serem expostas em uma estante ou até em uma arara. Liberte sua criatividade!

20 ideias bem simples para montar sua horta em casa (até em pouquíssimo espaço)
9 truques para decorar casa ou apartamento alugado e deixar com a sua cara
Sem gastar muito! 4 dicas para renovar a casa só com cores e acessórios



arrow