8 truques de decoração que realmente aumentam seu apartamento pequeno

Morar num lugar pequeno tem dificuldades nem sempre à mostra nos apartamentos decorados de revistas e imobiliárias. Na vida real, é um desafio decorar sua casas e seu apartamento pequeno de maneira funcional e, claro, com bom gosto. Mas o que de fato funciona na decoração para ampliar o espaço de imóveis pequenos? Designers de interiores responderam essa pergunta ao site Apartment Therapy, e nós te mostramos como aumentar o espaço de seu apartamento pequeno ou casa pequena aqui. Confira.

Como fazer seu apartamento pequeno parecer maior usando apenas quadros
10 apartamentos pequenos que vão mudar seus conceitos de tamanho
10 dicas para decorar um quarto de casal pequeno sem erros
5 pecados da decoração que estão deixando sua casa menor
8 ideias simples para dividir ambientes em studio ou apartamento pequeno

Móveis verticais

Em vez de optar por móveis largos e baixos, escolha aqueles mais altos e estreitos. Assim você pode guardar mais coisas aproveitando a altura das paredes. “Estantes do chão ao texto com algumas prateleiras abertas e outras fechadas são minhas preferidas. A altura permite que você maximize o espaço verticalmente”, diz Alessandra Wood, da Modsy.

Móveis e ambientes multiuso

Um mesmo ambiente e uma mesma mobília podem ter diversas funções. “Coloque uma cama que pode ser usada como sofá durante o dia e também como cama para hóspedes quando receber visitas”, ensina Cari Giannoulias. “Uma mesinha pode servir para apoiar seu café e também para trabalhar no notebook”, indica.

+ Arquiteta mostra 10 móveis multiuso em que você deve apostar

Espelhos

Você provavelmente já sabe que os espelhos são os melhores amigos de um apartamento pequeno. “Nunca subestime o impacto de um espelho bem posicionado. O objeto deixa o ambiente mais arejado e dá a sensação de amplitude”, explica Ryan Jackson, do Studio Jackson Design.

+ Colocar o espelho desta maneira vai fazer você ganhar mais espaço

Seja seletivo

Sendo adepto de uma decoração minimalista ou não, é importante saber escolher bem o que você coloca e mantém dentro de casa. A peça deve ser útil ou ter um bom motivo para estar ali, como importância emocional e combinar com sua personalidade, por exemplo. “Se o objeto está ali só por estar, ele não vale o espaço que ocupa”, diz Ali LaBelle.

Tom sobre tom 

Manter as cores num mesmo tom ajuda a ampliar o espaço. “Escolher uma paleta monocromática em tons diversos ajuda a focar seu olhar e diminui a sensação de bagunça”, diz Ryan Jackson.

Proporções

Engana-se quem pensa que um lugar enxuto exige móveis pequenos. Mobília de tamanho reduzido pode deixar seu espaço desequilibrado e causar estranheza. “Use tapetes grandes onde a maior parte dos móveis couber sobre ele; isso abre o espaço”, ensina Abbe Fenimore, do Studio Ten 25. Também pendure cortinas mais altas em sua sala.

O certo e o errado na hora de colocar cortinas
Veja como um tapete deixa sua sala de jantar o máximo
+ Mude a cara da sua casa com apenas um tapete na parede

Natural

“Incorpore uma paleta mais neutra com alguns toques de cor para criar um espaço que parece mais aberto”, diz Abbe Fenimore. Coloque pontos de interesse, como um painel rústico ou peças de madeira, que atraem o olhar.

Iluminação

Usar a iluminação artificial ou natural e paredes claras dá a sensação de que o espaço é maior e mais aberto. “Fuja de cores escuras, que tendem a absorver a luz e reduzem o ambiente”, indica Nina Magon, do Contour Interior Design.

 



arrow