9 truques para decorar casa ou apartamento alugado e deixar com a sua cara

Muitas vezes viver em uma casa ou um apartamento alugado nos dá a sensação de que o espaço poderia ter mais “a nossa cara” e personalidade. “Sempre tem um armário que não gostamos, um piso mais antigo, ou um revestimento que não nos agrada”, diz a designer de interiores Maíra Turci, do site Archinside,  em que você pode fazer seu projeto de decoração online.

Mas com um pouco de criatividade podemos renovar nosso cantinho, deixando-o mais agradável e aconchegante. Veja 9 dicas da designer para deixar seu imóvel alugado com seu jeito. 

Veja também:

1.ADESIVOS

Os adesivos vieram para ficar: eles podem ser usados em paredes, armários, cômodas, mesas, azulejos etc. “Temos adesivos que imitam ladrilhos hidráulicos, lousas, espelhos e até mesmo tecidos que são adesivos. Alguns deles podemos usar até em ambientes úmidos, se informe com o fornecedor”, orienta a designer. 

2. QUADROS SEM FURAR A PAREDE

Para se livrar dos furos nas paredes, procure por fitas dupla-face especiais para quadros. Mas se atente ao peso suportado para cada tipo de fita. “Podemos trabalhar com composições tanto de quadros, como de fotos, gravuras, pôsters etc. Seja na sala, no quarto, no lavabo e até mesmo no corredor de casa. Caso opte por uma composição de fotos pessoais, dê preferência a locais mais íntimos para expô-las”, explica Maíra. Você também pode apoiar os quadros sobre um móvel. Veja ideias para pendurar os quadros na parede aqui.

3.CORES

Invista nas cores das paredes: nada mais pessoal do que ter as cores que lhe agradem e façam você se sentir mais em casa. “Além de ser um investimento barato, você pode soltar a imaginação e brincar nas paredes, aplicando stencil, fazendo grafites e até mesmo pinturas”, diz a designer. Veja as melhores cores para deixar a casa mais alegre.

4.TAPETES

Um belo tapete faz toda a diferença em uma casa: é aconchegante, alegra e aquece o ambiente, além de ajudar a esconder um piso que esteja mais desgastado ou que não lhe agrade.

Mude a cara da sua casa com apenas um tapete na parede

5.CORTINAS

São fáceis de serem instaladas e dão um charme todo especial para sua casa. Belas cortinas, sejam lisas ou estampadas, coloridas ou em tons neutros, conferem privacidade e personalidade à sua casa.

6.PLANTAS

Que tal uma horta em sua cozinha ? Ou na sua varanda ? Uma samambaia em uma prateleira na sala? Seja qual for o local, plantas dão vida à casa, purificam o ambiente, nos fornecem frutos, tem uma manutenção simples e transformam cada cantinho. Caso não tenha muito tempo, aposte nas plantas suculentas, a manutenção delas é mais simples ainda.

7.ARAMADOS

Na falta de espaço os aramados entram para nos ajudar a ampliar os espaços: para as portas dos armários, para uso da altura dos armários, para copos, pratos, tampas de panelas, sapatos, roupa íntima, gravatas, maquiagens etc. “Os aramados otimizam os espaços e ajudam na organização do dia a dia”, ensina a designer.

8.ARARAS

Na falta de armários, que tal usar araras? “As araras são baratas e práticas, deixam nossa roupa à vista e acessíveis. Também podemos usar caixotes de feiras para organizar camisetas e sapatos. Apenas se atentem com a organização. O fato de tudo ficar à mostra exige que as coisas estejam cada uma em seu lugar”, diz Maíra. 

9.ILUMINAÇÃO

Um jeitinho de sua casa ficar com uma iluminação diferenciada sem quebra-quebra. “Além dos pontos existentes, podemos brincar com cordões de luz, que estão em alta. Os backlights dão um ar moderno à sua casa e hoje ainda temos muitas opções de abajures e arandelas que funcionam à bateria”, ensina a designer do Archinside.  

 

arrow