Decoração industrial: arquiteta ensina a aplicar o estilo em 7 passos

Decoração industrial: arquiteta ensina a aplicar o estilo em 7 passos

Os novos apartamentos, cada vez menores, pedem por alternativas funcionais e elegantes na hora de serem decorados. “A decoração industrial, que traz aquele ar de fábrica antiga, tem se tornado cada vez mais desejada entre os fãs de estilo mais moderno”, conta a arquiteta Nathália Mesquita, do site Archinside, em que é possível fazer seus projetos online. 

O estilo de decoração industrial surgiu nos Estados Unidos entre as décadas 60 e 70 e desde então é conhecido por sua singularidade. Peças rústicas, recicladas, metais, objetos de ferro oxidado ou escovado e elementos tipicamente encontrados em fábricas ajudam a compor esse visual urbano e ao mesmo tempo descolado. “A ideia é usar revestimentos, cores e artifícios que ajudem a deixar o ambiente com aspecto industrial”, explica a arquiteta.

Ela selecionou propostas de ambientes com essa inspiração e dá 7 dicas para montar seu ambiente neste estilo. 

Veja também:

Tubulações aparentes

Utilizar tubulações aparentes vai além de ser apenas um recurso econômico e prático aplicado para organizar a parte elétrica da casa. Esse sistema também colabora para criar uma decoração bonita e cheia de personalidade. Apesar de ser um recurso típico do estilo industrial, de atmosfera mais despojada e urbanista, as tubulações aparentes ficam igualmente interessantes quando são harmonizadas com estilos clássicos, sérios e sofisticados.

Paredes sem acabamento

A ideia é preparar o ambiente com um ‘background’ bem característico do estilo industrial. Sem pintura ou com tijolos aparentes, por exemplo.

Concreto

Hoje em dia há muitas tintas que imitam texturas de concreto e cimento disponíveis no mercado. A cor cinza desses materiais é indispensável para quem quer adotar a decoração industrial. Vale pintar todas as paredes, apenas uma ou usar duas em espaços distintos, como na cozinha e na sala.

Ferro e aço inox

O ferro oxidado ou escovado também ajuda a deixar o ambiente com ar de fábrica antiga (que é a essência da decoração industrial). Você pode usar o material em móveis – nas cadeiras, por exemplo – em itens decorativos ou no que mais a sua criatividade pensar.

 

Luminárias pendentes 

A iluminação é um dos itens que mais trará o toque industrial para o seu apartamento. Aproveite que você pode deixar a tubulação à mostra e invista em luminárias de luz focada presas em canos ou em lustres pendentes com várias lâmpadas. Tudo no estilo rústico, com aspecto de pouco acabamento, para entrar no clima industrial.

Móveis metálicos

A decoração industrial traz uma personalidade única ao apartamento e ainda dá a sensação de amplitude ao pedir ambientes integrados e móveis bem escolhidos, facilitando a circulação das pessoas por todos os ambientes e proporcionando conforto em um espaço descontraído, ao mesmo tempo em que apresenta bom gosto e modernidade em sua composição.

Aço corten

É um ótimo material para compor nesse estilo. Ele é ideal para uso em áreas externas, por sua alta resistência, mas também pode ser usado em ambientes internos e como revestimento dos móveis. Ele tem as vantagens de ter fácil instalação e e baixa manutenção.

 

arrow