Decoração rústica: designer ensina a aplicar em 6 passos e 25 fotos

A decoração rústica é um estilo que nunca sai da moda. “Ele traz a natureza para dentro de casa, é uma mistura entre o antigo e o rural”, explica a designer de interiores Maíra Turci, do site Archinside, em que você pode fazer seu projeto de decoração online.

Veja também:

Suas principais características são a valorização de peças antigas, desgastadas e imperfeitas e o reaproveitamento de materiais. “É um estilo que requer muito capricho em cada detalhe”, atenta Maíra. Confira algumas dicas da designer para deixar sua casa com um décor de campo:

1. MATERIAIS
O uso de materiais naturais como couro, lã, bambu, palha, fibras, argila, cortiça e tecido traz a natureza para dentro de casa, além de aquecer nossa casa e nos trazer maior aconchego. Também latões e objetos com aspecto envelhecido dão uma cara rústica.

2. MADEIRA DE DEMOLIÇÃO
Um dos acabamentos mais usados na decoração rústica é a madeira de demolição. Por ser uma madeira reutilizada, seu aspecto desgastado e suas imperfeições lhe garantem todo o charme para seu ambiente, além de ser uma madeira ecologicamente correta.




3. CIMENTO QUEIMADO
O cimento queimado é um acabamento muito versátil. Podemos trabalhar com ele na parede, no piso ou em bancadas. Dependendo de como for feita a aplicação do cimento, com o tempo poderão aparecer trincas. Não se preocupe, pois as trincas valorizarão ainda mais seu aspecto rústico.

4. CORES
Aposte nas cores neutras como branco, bege, marrom e cinza. Essas cores são harmônicas e, geralmente, combinam com tudo, sem muito contrastes.



5. MÓVEIS ANTIGOS
A decoração rústica valoriza o antigo, suas imperfeições e seu desgaste ocorridos pelo tempo. Por isso,a história que o móvel traz é muito valorizada, seja um móvel adquirido em um antiquário ou uma peça da família. Portanto, não tenha receio de mesclar móveis antigos com novos, como, por exemplo, cadeiras Luís XV e uma mesa em laca ou uma poltrona dos anos 50 e um sofá com linhas retas. Não esqueça que devemos sempre ter moderação, não saia por ai enchendo sua casa com móveis Luis XV ou da década de 50.

6. GARIMPE
Garimpe em antiquários e lojas. Há sempre peças que podemos usar como destaque na nossa decoração, como um belo abajur, aparadores, bancos, lustres, castiçais, luminárias ou adornos em geral.


arrow