11 erros comuns de decoração que você precisa fugir

A decoração tem tudo a ver com as coisas que você faz; as cores que você escolhe, os móveis que você adora e os detalhes que você escolhe para finalizar seu espaço com aquele visual perfeito que você sempre esperava.

Decorar também diz respeito às coisas que você não faz (ou, mais comumente, faz e desfaz). O olho editorial é aquele que está sempre procurando coisas que podem dar certo, seja porque não cabem ou porque é uma coisa boa demais.

Exercite seu olho editorial por tempo suficiente e você se verá incorrendo nos mesmos erros continuamente, e não apenas em seu trabalho, mas em quase todas as salas em que entrar. Isso é bom porque saber o que não fazer pode ser tão útil (às vezes mais) quanto ter um firme controle do que você deve fazer.

Veja também:

E caso seu olho ainda não esteja tão treinado, aqui estão algumas coisas para verificar na próxima vez que você fizer um balanço de sua decoração. E você ficará surpreso com a frequência com que os vê, mesmo em ambientes com design profissional.

Não escolha um tapete pequeno

Você está usando um tapete muito pequeno? Os tapetes do tamanho de um selo postal são um dos erros de decoração mais comuns. Todos os móveis devem estar apoiados no tapete. Se isso não for possível, as pernas dianteiras das peças maiores podem ficar no tapete e as duas traseiras não precisam estar. Todas as quatro pernas das peças menores devem estar no tapete.

Não escolha a cor da tinta primeiro

Nunca escolha a cor da tinta primeiro. A tinta está disponível em milhares de cores e pode ser facilmente alterada. Escolha suas peças mais caras primeiro e, em seguida, decore em torno delas.

Não pendure o lustre muito alto

Pendurar lustres muito alto é problemático. Você quer iluminar a sala, não o teto. Ao colocar os lustres muito altos, você está limitando a difusão da luz. Ao limitar a propagação da luz, seu cômodo parecerá mais escuro.

Não pendure a arte muito alto

As pessoas tendem a pendurar a arte mais perto do teto do que deveria. A arte deve ser pendurada no nível dos olhos. Isso varia de pessoa para pessoa, portanto, use seu bom senso. Mas é melhor errar do lado inferior do que superior.

Não escolha cortinas curtas

Cortinas devem encostar no chão. Tudo bem se elas forem mais longos, mas nunca devem ser mais curtas. Cortinas muito curtas têm o mesmo efeito que calças muito curtas: fazem a parede parecer truncada e mais curta do que realmente é.

Não use muitas almofadas

Almofadas são ótimos toques decorativos, mas não use tantos que você precise movê-los todos do sofá, cadeira ou cama antes de se sentar ou deitar. Só porque é exibido dessa forma em uma loja, isso não significa que o visual deva ser repetido em sua casa.

Não use almofadas minúsculas

As almofadas que você usa devem estar relacionadas às peças de mobiliário que você selecionou. Um pequeno travesseiro em uma cadeira grande parece pequeno e perdido.

Não crie uma sala temática

Embora possam ser divertidos de decorar, as pessoas tendem a se cansar deles. Os quartos temáticos ficam velhos e desatualizados rapidamente. Então, você terá que gastar mais dinheiro substituindo itens que não deseja mais. Em vez disso, tente adicionar elementos do tema que você gosta em uma sala normal. Por exemplo, se você gosta de temas da selva, coloque algumas estampas de animais, como almofadas com estampa de zebra ou um pufe.

Não opte pelo estilo em vez do conforto

Existem muitos itens de aparência excepcional por aí que parecem ótimos, mas são desconfortáveis ​​para sentar. Sempre pense em como você vai usar a peça antes de comprá-la.

Não empurre todos os móveis contra as paredes

Às vezes, o tamanho da sala pode tornar isso difícil, mas tente afastar os móveis das paredes para criar áreas de conversa mais íntimas. Isso é particularmente importante em salas de estar e quartos familiares. Algumas pessoas hesitam em mostrar as costas das peças de mobiliário, mas se estiverem bem acabadas, não há razão para esconder.

Não confie na iluminação suspensa

Embora seja bom ter iluminação suspensa, ela não oferece iluminação suficiente. É melhor ter uma combinação de iluminação aérea, ambiente e iluminação de tarefas. Use abajures, arandelas, luminárias… o que quiser. Apenas certifique-se de usar uma mistura. Irá fornecer mais luz, bem como tornar o ambiente e todos os seus ocupantes melhores.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top