Está procurando inspiração para decoração de quarto infantil feminino? Confira então a seguir 13 ideias de quartos charmosos, lúdicos e modernos.

Quando se trata de decoração de quartos infantis, é sempre importante envolver os pequenos nas escolhas também. Isso fará com que eles se sintam bem no seu novo espaço. Mas se você não sabe por onde começar, então mostre para as crianças as 13 ideias de decoração de quarto infantil feminino a seguir e tenha o seu veredito. Vale ressaltar também que essas ideias não valem apenas para as meninas, né? Afinal, quem não adora rosa?

1. Planeje de acordo com a função

Imagem: Shutterly Fabulous

“Comece fazendo uma lista de para quê o quarto será usado e quais tipos de armazenamento ele precisará ter. Isso ajudará você a planejar que móveis você vai precisar e aonde eles ficarão. Tirando dormir e se arrumar, para quê mais o quarto será utilizado? Para se divertir, pintar, ler, escrever, fazer lições, brincar com os amigos?”, aconselha a arquiteta Ursula Wesselingh, especialista em quartos infantis.

“Uma vez que você já tenha escolhido o layout, é hora de focar nas cores e nos estilos. Pegar inspirações no Pinterest, por exemplo, podem te ajudar a escolher a melhor estética para o quarto e para o seu filho. Tente criar um moodboard, para te auxiliar a visualizar melhor a composição de cores, móveis, materiais e acessórios.”

Veja também:

+ Quarto infantil: projeto colorido e no estilo montessoriano abriga todos os sonhos de criança

+ Quarto infantil ou brinquedoteca? 21 ideias de playground em casa

+ 3 formas de ser mais ecoconsciente ao comprar itens essenciais para as crianças

+ 11 dicas para decoração de festa minimalista infantil

+ Ana Hickmann faz tour pelo quarto novo do filho com parede de escalada

2. Mural DIY

Imagem: Katie Lee

Tons suaves em quartos infantis sempre são uma boa opção. Mas com um mural DIY, isso fica ainda mais perfeito! Sem contar que é muito fácil de fazer. Você só vai precisar de uma fita crepe, um pouco de tinta e um

Primeiro, crie os formatos das montanhas, da forma que desejar, com a fita crepe. Depois, é só colorir a parte de dentro com as cores que você escolher. Finalize criando as estrelas com um estêncil ou, se você for habilidoso, pinte à mão livre.

3. Escolha um esquema de cores atemporal

Imagem: Cuckooland

Seus filhos agora podem adorar Frozen, mas isso sempre poderá mudar. Então, antes de sair decorando o quarto inteiro com o tema Disney, pense em, ao invés disso, adotar um estilo mais atemporal. É claro, você deve, sim, ouvir suas sugestões, mas é preciso sempre pensar no futuro. Opte por uma decoração com um esquema de cores versátil que, independente de quais sejam os móveis ou acessórios do quarto, funcione como uma tela branca para outras futuras decorações.

4. Adicione um cantinho para lição de casa

Imagem: Norsu Home

Conforme as crianças vão crescendo, elas também vão precisando de um cantinho só para elas para realizarem as tarefas de casa. Então, tente encontrar algum espaço para incorporar uma escrivaninha e uma cadeira. Assim, seus filhos terão um lugar especial para fazerem as lições e, quem sabe, até mesmo, se sentirem mais motivadas para realizá-las.

5. Arara de roupas para adolescentes

 

Imagem: Ikea

Cansado de pedir para seus filhos adolescentes arrumarem as roupas no armário? Facilite o acesso deles e substitua o guarda-roupas antigo por uma arara. Além de ser bem mais fácil de organizar, ela também dá um toque de ousadia e excentricidade ao ambiente.

6. Leve em conta a personalidade do seu filho

Imagem: H&M

O que não pode faltar em uma decoração de quarto infantil feminino é a personalidade. O quarto precisa refletir e transparecer que há uma criança vivendo lá. Não adianta esconder. Então, deixe seus brinquedos e itens à mostra, sem medo. Mas, é claro, que de forma organizada, em cestos e baús estilizados, que sejam a cara do seu filho.

7. Decoração de quarto infantil feminino com plantas

Imagem: Ikea/Polly Wreford

Se plantas ficam lindas em qualquer outro ambiente, por que não no quarto dos seus filhos? Elas ajudaram a trazer um pouco de textura e vida de volta a qualquer cômodo. Somente se certifique que as plantas que você utilizar não sejam tóxicas, especialmente em quartos de bebês.

8. Decoração dentro do orçamento

Imagem: Cuckcooland

Sabemos como os gostos dos nossos filhos mudam com o tempo. Então, não adianta nada investir em um estilo de decoração cara para, daqui a alguns meses, pode mudar de novo. É possível decorar um quarto de forma acessível. Você pode pendurar pôsteres, fotos, bandeiras, acrescentar almofadas coloridas e muito mais, tudo isso por muito pouco.

9. Esconderijo secreto

Imagem: Norsu Interiors

Temos certeza que seus filhos vão adorar a ideia de ter um esconderijo especial só para eles. Você quer criar um lugar calmo e tranquilo, onde eles possam se divertir e relaxar. E isso não é difícil de se fazer. É só pendurar um tecido em um canto do quarto e encher o espaço de almofadas. Além disso, não se esqueça de forrar o chão com um tapete aconchegante e finalize a decoração acrescentando luzinhas de Natal.

10. Use um papel de parede fofo

Imagem: Jemma Watts

Olha só que mimo esse papel de parede! Na imagem acima, ele está sendo usado em um quarto de bebês. Porém, ele também ficaria ótimo tanto no quarto de uma criança quanto de uma adolescente. Ou até mesmo de um adulto! Além disso, papéis de parede são facilmente removíveis. Então, caso você escolha aposentá-lo depois de um certo tempo, também não será o fim do mundo.

11. Iluminação criativa

Imagem: Katie Lee

De cara, este quarto parece o de uma jovem adulta, certo? Mas o que traz um toque mais juvenil e lúdico para essa decoração é a iluminação atrás da cama. Isso somado ao painel neon em formato de coração dão a sensação de um local aconchegante, perfeito para uma adolescente.

12. Brinque com os contrastes

 

Imagem: Kasia Fiszer

Aqui temos mais um papel de parede pra lá de fofo! Nem tudo no quarto de uma menina precisa ser cor de rosa. Aliás, se quiser garantir a longevidade da sua decoração, opte por cores mais neutras ou monocromáticas. Assim, você pode se divertir à vontade criando composições com itens de decoração mais coloridos. Nessa imagem, por exemplo, vemos como fica a justaposição de uma parede azul com um papel de parede laranja. Essa combinação de cores trazem um ar de alegria e leveza ao ambiente, gerando um clima perfeito para diversão e criatividade.

13. Pinte o teto

Imagem: David Giles

É muito comum, na hora da decoração, que as pessoas se esqueçam do teto. Geralmente, deixamos ele branco mesmo e nem pensamos duas vezes sobre isso. Mas ele pode ser uma área interessante a ser explorada, quando pintamos ele de alguma cor. Essa é uma alternativa incrível para você que não quer sobrecarregar o ambiente pintando as paredes. Esse pode ser seu momento de ousar!

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br