19 de novembro: Dia Mundial do Vaso Sanitário relembra importância de condições de saneamento básico -

19 de novembro: Dia Mundial do Vaso Sanitário relembra importância de condições de saneamento básico

Bacia suspensa e placa de acionamento com dupla descarga, visando a economia de água | Foto: Divulgação/ Roca

No dia 19 de novembro é celebrado o World Day Toilet (Dia Mundial do Vaso Sanitário), data que traz à tona a importância da bacia sanitária. Instituída pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) em 2003, o dia visa ampliar a consciência sobre as condições plenas de saneamento básico para a saúde de todos.

No Dia Mundial do Vaso Sanitário, celebrado em 19 de novembro, ressaltamos a importância da tecnologia e desenvolvimento de soluções para o meio ambiente. A data serve para marcar a importância da bacia sanitária e visa ampliar a consciência sobre as condições de saneamento básico para a saúde de todos.

Bacia suspensa e placa de acionamento com dupla descarga, visando a economia de água | Foto: Divulgação/ Roca
Bacia suspensa e placa de acionamento com dupla descarga, visando a economia de água | Foto: Divulgação/ Roca
1) Sustentabilidade

No Brasil, o cenário é desafiador: segundo dados do Instituto Trata Brasil, extraídos a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 46% da população brasileira não têm acesso ao tratamento de esgoto.

Veja também:

Ainda de acordo com o Trata Brasil, esse volume corresponde a mais de cinco mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento, em um descompasso que, além de prejudicar as bacias hidrográficas, expõe os cidadãos às doenças resultantes da ausência do saneamento básico. Enquanto esse percentual não é ampliado, cuidados no dia a dia com o uso das bacias sanitárias são valiosos para atenuar a sobrecarga dos sistemas em operação e se configuraram como maneiras para ajudar os municípios em um funcionamento mais sustentável.

Jamais jogue lixo na bacia sanitária:

O descarte inadequado de lixo na bacia é um dos principais motivos para o entupimento do produto. Em hipótese alguma, não jogue papéis, fraldas descartáveis, algodão, absorventes, toalhas, restos de cigarro, desodorizadores sanitários tradicionais com pastilhas ou qualquer outro tipo de item.

Veja também:

O ato errôneo provoca consequências também para o meio ambiente, como a contaminação das águas, bem como a obstrução dos encanamentos das residências e aos sistemas de esgotamento sanitário das cidades, ocasionando, por sua vez, a necessidade de grandes reparos. Esses resíduos sólidos, em contato com outros componentes descartados no esgoto, como as gorduras formam uma crosta que entopem e dificultam a limpeza pelas companhias das cidades.

2) Tecnologias de ponta do mercado para um uso salutar das bacias sanitárias
Tipo de descarga: quais são?
Convencional

Neste sistema, a válvula de descarga é instalada na parede em um cano que leva a água da caixa até a bacia sanitária. O registro é acionado por meio do acionamento, que libera a água para eliminar os desejos. O fechamento é controlado pelo usuário e, em via de regra, este modelo consome muito mais água do que o necessário. E para evitar esse desperdício, as placas de acionamento com duplo acionamento são essenciais.


A bacia sanitária convencional tem design moderno | Foto: Divulgação/ Celite

Com caixa acoplada

Neste tipo de descarga, a caixa acoplada armazena água proveniente da caixa d’água. O mecanismo de descarga do vaso sanitário é o responsável por limitar o uso da água e os mais modernos contam com o duplo acionamento: 3 litros são empregados para eliminar dejetos líquidos e 6 litros para dizimar os dejetos sólidos. Por meio desta funcionalidade, é possível reduzir a quantidade máxima de água a ser usada na descarga, poupando o recurso natural.


Bacia com caixa acoplada ideal para banheiros e lavabos clássicos| Foto: Divulgação/ Incepa

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow