3 dicas de experts para fazer um jardim vertical na sua casa -

3 dicas de experts para fazer um jardim vertical na sua casa

Projeto de Korman Arquitetos optou pelo jardim vertical no home office. Foto: JP Image

Trazer o verde para dentro de casa é, cada vez mais, visto como essencial. As plantas promovem uma conexão com a natureza que traz bem-estar, afinal, agregando beleza e qualidade de vida. Dentre as formas de explorá-las dentro do lar, uma que se tornou tendência especialmente em apartamentos pequenos é o jardim vertical. “Além de belos, os jardins verticais ajudam no isolamento térmico e acústico e melhoram a qualidade do ar”, indicam Ieda e Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos.

Elemento ornamental, o jardim vertical pede por alguns cuidados ao ser implantado. “Atualmente é possível pensar em jardins verticais em diversos ambientes do lar, seja em áreas internas ou externas. O importante é se lembrar que ele é composto por espécies vivas, que podem por alguns cuidados para que se desenvolvam bem”, explica Ieda Korman.

Projeto de Korman Arquitetos optou pelo jardim vertical no home office. Foto: JP Image
Projeto de Korman Arquitetos optou pelo jardim vertical no home office. Foto: JP Image
1. Estruturas do jardim vertical

Para trazer frescor para a varanda gourmet desse projeto, Ieda e Carina Korman se valeram do jardim vertical | Foto: Gui Morelli

Hoje, existem diversas formas de compor uma parede verde – seja uma prateleira com vasos, seja com treliças para fixar as plantas ou vasos, ou até quadros. Os materiais também são diversos, como aço, ferro, concreto, cerâmica, madeira.

Veja também:

“Ao incorporar um jardim vertical no projeto, o importante é considerar a carga que a parede escolhida suporta”, diz Carina Korman. Isso porque a estrutura pode ser leve, mas soma-se a ela todo o peso das espécies escolhidas, terra e água. “Também é recomendado deixar o jardim vertical levemente afastado da parede, para evitar umidade e infiltração”. Considerar a existência de um ponto hidráulico também é importante, mas atualmente existem estruturas com mecanismos de bombeamento e irrigação, que podem ser aplicadas em qualquer ambiente.

2. De olho na irrigação

Indispensável em um jardim vertical, a irrigação pode ser feita através de um sistema automático ou manual. “Para paredes verdes maiores, o sistema automático é o mais indicado. Ele garante praticidade no cotidiano”, opina Carina Korman. Nesse caso, o sistema conta com uma bomba pressurizadora, tornando todo o processo automatizado. Para garantir a vitalidade das espécies, Ieda e Carina Korman indicam deixar sempre a terra ou substrato úmido, mas não em excesso.

3. Posicionamento do jardim vertical

Um jardim vertical também pode fazer a diferença na sala de jantar, como mostra o projeto de Carina e Ieda Korman | Foto: Gui Morelli

Considerar a localização do jardim vertical também é essencial para garantir que ele se mantenha belo e vistoso, sem necessidade de muita manutenção. “O ideal é escolher uma parede que receba iluminação natural, mas que não tenha uma exposição exagerada à luz solar”, diz Ieda Korman.

No geral, é a luminosidade do ambiente que vai determinar, também, as melhores espécies para compor o jardim vertical. “Para ambientes internos e com menor incidência solar, opte por plantas de sombra. Ambientes externos funcionam melhor com plantas mais resistentes. Nos dois casos, o ideal é escolher espécies duradouras, que demandem menos manutenção”, indicam as profissionais do Korman Arquitetos.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow