3 dicas simples para montar um cardápio digno de banquete para os feriados festivos -

3 dicas simples para montar um cardápio digno de banquete para os feriados festivos

Dicas para montar um cardápio com pratos tradicionais associados a feriados diferentes. Especialistas avaliam como preparar um banquete alegre que combine diferentes tradições, cozinhas e culturas.

Todo feriado de dezembro tem suas valiosas tradições alimentares, e, embora cada um mereça sua própria celebração, às vezes, quando você está reunindo convidados que celebram feriados, cozinhas ou costumes diferentes, faz sentido preparar um banquete que alegre todos. Como você cria um extenso menu multicultural que combina artisticamente pratos tradicionais das férias de dezembro? Conversamos com dois especialistas que tinham muito a dizer sobre o assunto!

Mostrar ingredientes e diversidade

Sarah A. Abdallah, designer de interiores, fundadora e CEO da Functional Creative Design, sediada em Nova York, que presta consultoria sobre temas de cardápio para hotéis e restaurantes que ela projetou, busca suas raízes ao criar um cardápio para o feriado.

Tendo crescido em uma família egípcia, ela comemora os feriados com parentes de origens latinas, afro-americanas, palestinas, do norte da África e do sul da Ásia. Sua tradição era atribuir um prato para cada cultura. E alguns de seus favoritos de férias – frango jerk, latkes e tâmaras recheadas com queijo de cabra – revelam essa gama de influências.

Veja também:

“Todos os pratos estariam na mesa ao mesmo tempo para dar igual importância a cada um”, lembra ela. “Sinto, mais do que nunca, que isso é importante dado o clima e a diversidade crescente das famílias”. Ao imaginar um menu de férias, o amigo de Abdallah e colaborador frequente, Jordan Andino, o chef responsável pela Flip Sigi, uma taqueria filipina da cidade de Nova York, aconselha dividir a refeição em três ou quatro partes diferentes.

“Eu decidia quais elementos funcionam melhor em termos de aperitivos, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas e, em seguida, designava uma cultura/culinária festiva para cada prato. Gosto de dar a cada prato e ingrediente sua chance de brilhar, então isso seria não é diferente do meu plano de férias original.”

Do leve ao pesado, azedo ao doce

Para garantir que a combinação de sabores funcione, as texturas, os ingredientes e o peso de cada prato também devem ser levados em consideração. E idealmente, diz Andino, a ordem deve progredir de leve para pesado.

“Por exemplo, eu começaria com um latke de vegetais misturados coberto com creme fresco e cebolinha. Depois, ficaria mais pesado no prato principal com costela assada, macarrão com queijo e frango jerk para apimentar”, diz ele. “Eu terminaria o jantar com sufganiyot (donuts de geléia) para realmente encerrar uma refeição especial!”

Veja também:

Outro fator a levar em conta ao pensar no desfile de pratos? Os pratos devem ser balanceados, observa ele, garantindo que os ácidos estejam presentes para cortar a gordura, e os molhos sejam azedos para complementar os aspectos mais doces.

E evite a repetição de ingredientes em cada prato. Abdallah acrescenta que um tempero importante não deve roubar a refeição dominando as outras. E se você está ajustando receitas passadas de geração a geração, homenageando clássicos ligados a um feriado ou colocando sua próprio toque especial, mantenha a ideia principal baseada na tradição.

A arte da apresentação

A apresentação também é fundamental. Do apelo visual de suas iguarias caseiras à maneira como são colocadas na mesa, a aparência importa, atuando como uma força unificadora para pratos díferentes. “Eu consideraria o quão coloridos os pratos estão e, em seguida, desejo manter a apresentação de mesa mais natural (natural escuro ou natural claro) para fazer a comida brilhar, ou escolher uma cor dominante para destacá-la”, diz Abdallah.

Guardanapos de linho, toalhas de mesa e jogos americanos são bons investimentos na decoração. A louça de cerâmica esmaltada à mão é projetada para chefs e permite que você coloque sua mesa como um designer renomado, diz ela, enquanto tábuas de corte artesanais e vintage conferem autenticidade.

Outro toque sazonal: enfeitar a mesa com flores ou frutos secos, recortes ou pedaços de folha, talvez colhidos no seu próprio jardim. E se você espera prosperidade no ano que vem, não custa nada adicionar aquele prato de lentilha ao banquete.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow