Talvez alguns dias você veja seu pequeno espaço como “aconchegante” ou “íntimo” – em outros dias, no entanto, você gostaria que fosse simplesmente maior.

De qualquer forma, se você já sonhou com uma sala bem aberta, mas ainda não está pronto para derrubar paredes, temos uma alternativa: pintá-las.

Claro, você poderia fazer alguma reforma DIY séria para expandir um espaço pequeno, mas quem não ama uma solução mais rápida, mais acessível e elegante?

Veja também:

Ao escolher certos tons em vez de outros, você pode criar instantaneamente a ilusão de uma sala maior, tetos mais altos e ainda mais luz natural. Para isso, pedimos aos especialistas as melhores dicas sobre como usar a tinta para transformar qualquer pequeno espaço em um sonho de design tornado realidade.

Escolha a cor certa do teto

Quando se trata de enganar os olhos para ver uma sala maior do que realmente é, Charlotte Cosby, diretora de criação da Farrow & Ball diz: “Escolha uma cor de teto que tenha a mesma gama de tons da cor das paredes. Dessa forma, você fica menos ciente de onde as paredes terminam e o teto começa.”

Outro truque? Use a mesma cor para pintar a madeira (como armários, guarnições e molduras de coroa) que você usou nas paredes – isso pode fazer suas paredes parecerem mais altas. Se você está se sentindo especialmente habilidoso, Nivara Xaykao, especialista em cores da Benjamin Moore, sugere uma técnica de coloração que, embora desafiadora, pode ajudar a elevar uma sala com um teto bastante baixo.

“Tente estender a cor da sua parede alguns centímetros no teto para criar a ilusão de um teto de bandeja mais alto”, diz Xaykao. “Então, pinte o restante dentro do teto de branco.”

Contraste suas cores

Embora algumas regras básicas de cores se apliquem na otimização de pequenos espaços (como evitar tintas claras em quartos com pouca luz), isso não significa que você não possa brincar com paletas divertidas. Na verdade, Xaykao diz que uma combinação de cores neutras, mas de alto contraste, pode facilmente ajudar a expandir uma sala estreita.

“Pense em como as listras em preto e branco podem acentuar diferentes partes de um corpo”, explica ela. “Para criar a ilusão de um espaço mais amplo, você também pode combinar cores de alto contraste como preto e branco.”

Não tema o escuro

Se o seu pequeno espaço não recebe muita luz natural, você pode pensar que optar por uma cor mais clara pode ser sua melhor aposta – no entanto, Erika Woelfel, vice-presidente de cores e serviços criativos da Behr, diz que as cores mais escuras ultrapassam os limites e realmente criam uma sensação mais espaçosa.

Você pode escolher um tom mais ousado se desejar um toque de cor, mas lembre-se de testar como fica sob a luz (você pode fazer isso selecionando alguns tamanhos de amostra de suas tintas favoritas e pintando um pequeno amostra na parede).

“Em espaços pequenos, é provável que você dependa da iluminação artificial, por isso é especialmente importante ver como a iluminação afeta as cores e os reflexos”, diz Woelfel. “Tons mais escuros como o cinza de navio de guerra de Behr e carvão gráfico podem realmente abrir um espaço, contanto que seja emparelhado com acabamento branco limpo.”

Se você tem uma quantidade razoável de luz natural e gostaria de encontrar uma maneira de maximizar esses raios em seu quarto, Cosby recomenda considerar cores com tons mais quentes.

Acabamento

Escolher o acabamento certo para a cor da tinta é outra maneira simples de enganar o olho e fazer com que ele enxergue uma sala maior. Para otimizar a pouca luz natural de uma sala, Xaykao diz: “Aplique um brilho mais alto em superfícies que capturem a luz e a espalhem por toda a sala.”

Se você está tentando abrir um banheiro ou cozinha minúsculos, escolher um brilho de alto brilho também será sua melhor escolha, pois é um dos brilhos mais resistentes à umidade e também pode resistir à esfrega caso surjam respingos e respingos.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br