4 tipos básicos de persianas para quartos. Confira! -

4 tipos básicos de persianas para quartos. Confira!

Disponível em vários estilos diferentes, as persianas podem ser feitas de vários materiais diferentes e tem inúmeras opções de cores e padrões, mas há sempre uma que combina mais com cada tipo de decoração de quarto, do casual ao formal, do rústico ao contemporâneo.

Não cometa o erro – comum – de confundir cortinas com persianas; persianas são comprimentos sólidos de tecido que se puxam para cima e para baixo com um cabo ou mecanismo de levantamento. Persianas são coberturas de janelas rígidas com ripas que giram para abrir ou fechar para deixar entrar (ou bloquear) a luz.

Leia também

Junto com as funções esperadas de bloquear a luz e fornecer privacidade, cortinas de janela são uma maneira fácil de adicionar uma sequência de cor, textura e padrão ao seu quarto sem ocupar nenhum espaço e sem estourar seu orçamento.

Aqui estão os quatro tipos mais comuns de persianas.

1 – Roller Shades (Cortinas de rolo)

Foto: Amazon

Cortinas de rolo são o tipo mais simples de cortina usado em janelas; e os de plástico branco simples são super acessíveis. As cortinas de rolo se encaixam dentro do batente da janela e operam com um sistema do tipo roldana que rola a cortina para cima e para baixo ou puxando uma corda.

As cortinas que são mais caras, geralmente têm um mecanismo de elevação que não requer nenhum cabo, no entanto. Junto com o plástico, há cortinas de rolo feitas de uma ampla variedade de materiais, incluindo bambu, estopa e uma grande seleção de tecidos. Existem muitas maneiras de complementá-las, como borlas, acabamentos e estampas.

2 – Cortinas de amarração

Foto: Amazon

A cortina de amarração, é basicamente um tecido pendurado em um varão. Em vez de usar um rolo ou cordas, no entanto, você simplesmente levanta as cortinas com a mão até a altura desejada e depois as amarram abertas com fitas ou laços.

No entanto, para esse estilo de cortina é necessário enrolá-la, desenrolá-la e amarrá-la, sendo um pouco mais trabalhosa. E isso pode ser inconveniente, algumas pessoas usam cortinas de amarração como um toque decorativo sobre uma cortina de rolo mais fácil de manusear ou mini-persiana.

Esse estilo de cortina combina muito bem em muitos estilos de decoração, especialmente em looks glamorosos, formais ou tradicionais.

3- Cortinas romanas

Foto: Amazon

Assemelhando-se a uma espécie de híbrido entre os estilos de balão e os de rolo, o as cortinas romanas ficam retas, quando fechadas.

As cortinas romanas são normalmente feitas com um tecido pesado, embora o bambu seja uma opção popular. Contanto que você escolha um tecido complementar, esse estilo de cortina combina com qualquer tipo de decoração. Você os encontrará em uma grande variedade de cores e padrões.

4 – Persianas de balão

Foto: Amazon

Cortinas de balão têm cordões que passam por anéis na parte de trás da cortina. Quando aberto, o tecido da cortina se reúne em cascatas de pufes ondulados, dando à janela um aspecto romântico, formal e um tanto antiquado. Você encontrará cortinas de balão feitas com tecidos transparentes até material forrado e pesado que bloqueia toda a luz, conhecido como Blackout. Normalmente, são feitas com tecidos transparentes ou sedosos que caem graciosamente com qualquer ambiente.

Fonte: The Spruce

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow