5 dicas de decoração barata para apartamentos pequenos -

5 dicas de decoração barata para apartamentos pequenos

Dicas para quem quer decorar um apartamento pequeno sem gastar muito. Foto: Pexels

Os apartamentos pequenos têm se tornado uma tendência nos últimos anos, principalmente entre a população mais jovem. No entanto, decorar esses locais de maneira bonita, otimizada e com um bom custo-benefício não é uma tarefa fácil.

Diante desse desafio, uma startup que oferece projetos de decoração 100% online, a La Decora, oferece o serviço de estruturar soluções de design de interiores práticas e eficientes para esses ambientes.

+ Como ter uma adega de vinhos em um apartamento pequeno. Confira dicas!

+ Os 5 piores problemas de morar em apartamento pequeno

+ Aprenda a plantar sementes mesmo dentro de um apartamento pequeno

Dicas para quem quer decorar um apartamento pequeno sem gastar muito. Foto: Pexels
Dicas para quem quer decorar um apartamento pequeno sem gastar muito. Foto: Pexels

“O estilo de vida de quem busca um imóvel menor é mais sobre o ser do que o ter. Vemos uma mudança de comportamento nos mais jovens, que hoje buscam facilidades, como o retorno do uso de lavanderias coletivas e o uso de aplicativos de transporte. São pessoas com menos tempo”, afirma Gabriela Accorsi, COO e cofundadora da La Decora.

Por esse contexto, a startup traz um processo de produção de projetos que otimiza o trabalho do profissional (arquiteto/decorador).

Personalizado, o apartamento paulistano de 92 m², projetado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, tira máximo proveito da conexão entre os espaços, o mix com móveis cheios de histórias e valoriza as peças de família | Foto: Rafael Renzo
Personalizado, o apartamento projetado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, tira máximo proveito da conexão entre os espaços, o mix com móveis cheios de histórias e valoriza as peças de família | Foto: Rafael Renzo

“A única maneira de democratizar a decoração é com a automatização das suas fases que não precisam de intervenção humana direta, ao mesmo tempo que a sensibilidade do especialista esteja presente nos momentos necessários e de forma personalizada. Essa estrutura é muito importante em projetos de apartamentos pequenos”, diz a COO.

Pensando nisso, separamos cinco dicas essenciais para decorar imóveis pequenos. Confira:

1. Ter um projeto

Quando uma pessoa procura imóveis menores e mais baratos, ela não pode se dar ao luxo de errar nas suas escolhas. Por isso, construir um projeto ao lado de um profissional garante uma tomada de decisão correta.

O apartamento de Friends foi imaginado em sete outros estilos de decoração. Fotos: Divulgação/ Furniturebox
Foto: Divulgação/ Furniturebox

“O projeto certifica o cliente que essa compra vai ser a certa e o arquiteto ou decorador resolverá todos os desafios propostos para aquele ambiente, seja em termos de combinação ou espaço”, reforça a especialista.

2. Foco no que é essencial

Mais do que evitar uma poluição visual, a disposição prática de objetos gera conforto em um apartamento pequeno, além de evitar gastos desnecessários. “Entender quais são os itens essenciais para compor o cenário ajudam a formar o local como um lar completo. Por exemplo, uma luminária no centro já resolve a iluminação”, explica Gabriela. “Além disso, é melhor evitar colocar itens supérfluos e não usar papel de parede e painéis para não causar poluição visual”.

Apartamento monocromático branco tem toque clean e muito luxo. Sabrina Gnipper Arquitetura/ Foto: Estúdio 360
Apartamento monocromático branco tem toque clean e muito luxo. Sabrina Gnipper Arquitetura/ Foto: Estúdio 360
3. Otimização de espaço

Assim como a escolha do imóvel, é necessária também a escolha dos itens essenciais de qualquer apartamento, otimizando assim o local.

Neste apartamento de 120m², as arquitetas do Mirá Arquitetura o granito São Gabriel para revestir a ilha da cozinha. A cor faz uma relação direta com o estilo industrial adotado para todo o projeto |Foto: Nathalie Artaxo
Mirá Arquitetura |Foto: Nathalie Artaxo

“Algumas maneiras de otimizar o espaço do apartamento são: a compra de móveis do tamanho correto, o uso de armários aéreos para maior armazenamento, soluções de baú, espelho para sensação de amplitude e cores claras. Contudo, cuidado com profundidades excessivas em sofás e móveis de uso duplo, como sofá-cama, mesas de centro que viram banquetas. Por fim, invista em uma TV que atenda o quarto e a sala por um sistema de giro, por exemplo”, aconselha a COO.

4. Menos trabalho de paredes

Em pequenas metragens, as paredes acabam por chamar ainda mais a atenção do que de costume, o que torna esse ponto um dos mais importantes no processo de decoração. “Quanto menor o trabalho de paredes melhor. Ou seja, o uso de papéis de parede e painéis não são aconselháveis para imóveis pequenos”, destaca a cofundadora da startup.

Com o deslocamento da sala de jantar para a varanda, o apartamento ganhou abrangência | Projeto: Oliva Arquitetura | Foto: Mariana Orsi
Projeto: Oliva Arquitetura | Foto: Mariana Orsi
5. Direcionamento financeiro

Um apartamento menor mostra, muitas vezes, a escolha do cliente por uma decoração mais acessível, principalmente para quem tem o orçamento apertado. Nesses casos a priorização pede o investimento em uma decoração mais assertiva.

Projeto Studio Mac/Foto: Sidney Doll

“O consumidor estará muito mais certo da sua compra – no caso de um budget menor – se ele checar diversas opções de lugares e preços a fim de comparação. Nesse sentido, as plataformas digitais são aliadas tanto quanto na etapa seguinte, em que o imóvel já está comprado e precisa ser decorado”, finaliza Gabriela.

Quer ver mais notícias sobre apartamentos pequenos? Então, confira outras matérias nossas:

+ Reforma com orçamento baixo em apartamento pequeno. Veja transformação aconchegante!

+ Dicas essenciais para fazer um apartamento pequeno parecer maior

+ 24 maneiras de aproveitar cada centímetro em seu apartamento pequeno






arrow