5 dicas essenciais para decorar uma cozinha pequena -

5 dicas essenciais para decorar uma cozinha pequena

Dicas de decoração para aproveitar melhor a cozinha pequena. Foto: Divulgação/ Rafael Moraes

Um dos ambientes mais frequentados da casa, a cozinha é sinônimo de fartura, alegrias e muitos pratos gostosos. Sabendo disso, trouxemos dicas maravilhosas para você que ama o seu tempinho na cozinha, mas não tem muito espaço.

Primeiramente, para deixar o ambiente ainda mais confortável e iluminado, o porcelanato branco é a opção certa para qualquer ambiente, inclusive para a cozinha. Portanto, invista em cores claras e suaves para iluminar o ambiente! Além disso, o branco ajuda na iluminação do ambiente, e se a sua cozinha for pequena, o tom passa a sensação de que o cômodo é maior.

+ 5 dicas de decoração barata para apartamentos pequenos

+ 7 dicas de como você deve decorar uma cozinha pequena

+ 10 truques brilhantes para ganhar espaço em uma cozinha pequena

Dicas de decoração para aproveitar melhor a cozinha pequena. Foto: Divulgação/ Rafael Moraes
Dicas de decoração para aproveitar melhor a cozinha pequena. Foto: Divulgação/ Rafael Moraes
Armário aéreo

Se você tem pouco espaço na cozinha, a grande dica é aproveitar ao máximo as paredes do cômodo. Por isso, o armário aéreo é uma das principais opções de móveis para cozinha pequena quando o objetivo é ganhar espaço.

Projeto: Meet Arquitetura | Foto: Henrique Ribeiro

Além disso, em cozinhas pequenas de apartamentos, por exemplo, onde as janelas geralmente ficam nas laterais, o armário aéreo pode ser instalado na mesma parede da pia. E para ganhar ainda mais espaço e dar um up na decoração, vale instalar uma prateleira logo abaixo do móvel.

Pegboard

Outra dica é utilizar um pegboard – aquele painel onde é possível pendurar diversos utensílios – desde talheres até panelas, naquele espaço da parede que fica entre a pia e o armário flutuante.

Foto: Pexels
Armários e prateleiras

E se você acha que o armário para cozinha pequena não tem como ser espaçoso, é possível otimizá-lo para manter a organização sempre em dia. Coloque prateleiras de encaixe ou de cesta dentro dos móveis. Com elas, é possível praticamente dobrar o espaço disponível dentro do seu armário, fator que pode ajudar a organizar objetos pequenos ou mesmo utensílios como xícaras e tigelas.

Mesa e cadeiras

Basta investir em um modelo que tenha cadeiras embutidas. Assim, é possível recolhê-las após o uso e ganhar espaço para circular no ambiente. Mesas redondas também podem apresentar um bom aproveitamento em uma cozinha pequena, visto que são as melhores opções para ocupar cantos, enquanto as quadradas ficam melhor quando são centralizadas.

Seja qual for o modelo, tamanho e material, as mesas redondas são móveis que, se bem escolhidas, acabam se tornando peças fundamentais na decoração de interiores. No projeto assinado pelas profissionais do Oliva Arquitetura, o formato, acompanhado por quatro cadeiras, foi o eleito para as refeições realizadas na cozinha| Foto: Julia Ribeiro
Oliva Arquitetura | Foto: Julia Ribeiro
Decoração

E para decoração indico móveis brancos e revestimentos em tons claros. Isso não quer dizer, entretanto, que a sua cozinha será totalmente clean. Caso você queira deixá-la mais colorida, vale apostar em utensílios domésticos de cores diferentes, sobretudo aqueles que ficarão expostos. E lembra da dica de instalar uma prateleira logo abaixo do armário aéreo? Você pode usar a lateral para colocar pequenos vasinhos de plantas ou livros de receitas, por exemplo.

Quer ver mais notícias sobre cozinha? Então, confira outras matérias nossas:

+ Você sabe como usar armários aéreos na decoração? Veja dicas de experts!

+ 3 tópicos essenciais para te ajudar a escolher armários de cozinha diferentes e cheios de estilo

+ Estilista Jason Wu traz design moderno para pia da cozinha com torneiras de R$ 3,6 mil






arrow