5 dicas para economizar energia elétrica e começar 2022 com o pé direito -

5 dicas para economizar energia elétrica e começar 2022 com o pé direito

Dicas de como começar 2022 economizando energia. Foto: Tri Hua/Pexels

O Brasil vive mais um momento crítico no setor de energia elétrica, com tarifas cada vez mais altas e previsão de aumento de 20%.

Para remar contra essa maré, a alternativa das empresas – e até mesmo em casa – é adotar medidas que reduzam o consumo de energia. Apesar das previsões não serem animadoras, ainda assim é possível desenvolver estratégias para economizar e reduzir os gastos com a conta de luz em 2022, seguindo algumas dicas. Acompanhe:

Dicas de como começar 2022 economizando energia. Foto: Tri Hua/Pexels
Dicas de como começar 2022 economizando energia. Foto: Tri Hua/Pexels
1. Conscientizar os colaboradores (ou pessoas que vivem em uma mesma casa)

Essa ação pode ser simples de aplicar, mas difícil de concretizar. Envolvê-los e fazê-los entender de fato que vivemos num momento de crise energética é muito importante para dar o start nas ações de economia de energia. É preciso ter o hábito de desligar tudo que estiver em standby, ou ligado na tomada, porém, em desuso. Por exemplo, não deixar o monitor do computador, ou luzes acesas durante a noite, diminuir a temperatura da geladeira, objetos na tomada desnecessariamente, entre outras questões.

Veja também:
2. Adotar dispositivos para controle horário

Letreiros de fachadas, iluminação externa, refletores, entre outros, podem ser controlados por temporizadores, como timer físico ou virtual online, uma inovação no segmento, com horários específicos e estratégicos, programados por exemplo, para acenderem somente após o pôr do sol.

3. Investir em sistemas inteligentes

Esses sistemas são importantes para controlar as cargas de maior gasto de energia, como, por exemplo, o uso de ar-condicionado, responsável, em média, por 50 a 80% do consumo de energia de lojas do varejo climatizadas. O sistema inteligente pode controlar remotamente a temperatura, detectar possíveis falhas no aparelho ou ligar e desligar, caso necessário. “A internet vem contribuindo para facilitar processo de automação, já que os dispositivos se tornaram cada vez mais acessíveis e fáceis de instalar, já que são wi-fi e personalizados online. Essa alternativa traz grande economia, uma vez que o aparelho vai funcionar com o máximo de eficiência”, comenta o engenheiro, especialista em projetos e master coach, CEO da Vetor Frio & Clima, Leandro Solarenco.

4. Trocar componentes elétricos e fontes de energia

Uma das maneiras de economizar energia é trocando os componentes elétricos, como substituir lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e têm uma vida útil maior. Outra forma é substituir o sistema de ar-condicionado, em mau funcionamento ou simplesmente com tecnologia obsoleta, por sistemas inverter, que costumam ser mais econômicos, sobretudo, em ambientes comerciais. Somado a isso, é interessante instalar um sistema de cogeração de energia, que pode ser a gás, diesel e até térmicos, os quais são capazes de gerar energia independente da rede elétrica.

5. Apostar em energia solar

Esse sistema vem substituindo o uso de energia da concessionária no modo on grid, ou seja, toda a energia gerada pelos painéis solares durante o dia é direcionada à distribuidora local, que devolve essa energia em créditos. Dessa forma, a conta de energia é abatida mensalmente, gerando uma grande economia. Essa opção também traz autonomia ao consumidor que se desprende da instabilidade das bandeiras tarifárias.

Sabendo dessas dicas, que tal colocar a mão na massa e já se preparar para economizar energia em 2022? Faça um bom planejamento e siga uma ou mais alternativas para começar o ano com o pé direito.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow