Sabemos que, na decoração de uma casa, há muitas tentativas e erros — e isso vale também para a sua estante de livros. Há muitas formas de fazer uma decoração de estante de livros parecer mais chique e elegante. Então, confira a seguir as nossas 5 dicas de itens que você pode incorporar à sua prateleira, para garantir um look fino e sofisticado.

1. Use livros como decoração de estante

Imagem: Lauren Zillinger/Laura Metzler Photography

Uma pequena pilha de livros em sua prateleira dão a impressão de um local requintado e cheio de personalidade. Por isso, escolha títulos que contenham assuntos que despertam seu interesse, por exemplo, moda, fotografia, arquitetura etc. Em outras palavras, não compre um livro apenas por ele “ser bonito”, pois os exemplares que você selecionar irão refletir diretamente quem você é, como pessoa.

Porém, não se preocupe em comprar edições novas — a não ser que isso seja algo que você queira fazer. Busque comprar livros usados, em sebos. Além de saírem mais em conta, eles também ficam lindos em qualquer ambiente.

Veja também:

+ 3 lugares inesperados onde você pode encontrar itens de decoração

+ Como redecorar: 7 maneiras de renovar a decoração sem gastar

+ Móveis usados: 5 dicas para decorar seu quarto sem gastar muito

2. Não sobrecarregue o espaço

Aqui é uma questão de preferência. Se você curte o look de uma parede repleta de livros, sinta-se livre para ignorar essa dica. Mas, caso você tenha uma sala pequena, opte por deixar apenas certos livros à vista, pois uma estante lotada pode sobrecarregar sua aparência. Então, você pode “esconder” os seus títulos em um outro cômodo, como em, por exemplo, um escritório, em um armário fechado.

3. Acrescente acessórios à sua decoração de estante

Imagem: Lauren Zillinger/Laura Metzler Photography

Se você adora encher a sua casa de pequenos itens de decoração, então a estante de livros é o local ideal para você deixá-los à vista. Os acessórios são uma parte crucial em uma bela decoração de estante. Sem contar que o céu é o limite quando se trata de tipos diferentes de objetos que você vai escolher exibir.

Como sempre, escolha itens que refletem o seu estilo. Mas, caso esteja precisando de inspiração, que tal utilizar um conjunto de caixas? Assim, você pode empilhá-las, para preencher o espaço verticalmente. Isso dará um ar de luxo instantâneo ao ambiente.

4. Pinte o fundo da sua estante

Esse móvel também pode ser modificado para combinar com a decoração do local. Basta uma camada de tinta, por exemplo, para sua prateleira se transformar. Se você deseja ousar, tente pintar o fundo da sua estante de uma cor vibrante e chamativa. Ou utilize um papel de parede, cheio de estampas e padrões para impactar qualquer convidado. E sabe o melhor de tudo isso? Você mesmo pode fazer. Ou seja, se jogue no projeto DIY!

Veja também:

+ Cores vibrantes: inspire-se em ambientes coloridos, modernos e cheios de personalidade

+ 10 melhores ideias de decoração usando as cores do arco-íris

+ Prior vai morar sozinho e mostra seu apartamento

5. Incorpore peças de arte

Imagem: Lauren Zillinger/Laura Metzler Photography

Um pouco de arte nunca fez mal a ninguém. Portanto, incorpore pinturas e fotografias à sua decoração de estante. Peças emolduradas também trazem um clima de sofisticação ao ambiente e, além disso, diversos tipos de molduras podem ser encontrados por preços bastante acessíveis.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br