5 dicas para se ter uma casa mais protegida do frio -

5 dicas para se ter uma casa mais protegida do frio

Quando as temperaturas baixam, é uma delícia ter um lar quentinho e aconchegante para se abrigar. Mas para garantir uma casa com perfeito conforto térmico, alguns cuidados devem sempre ser tomados – seja na hora da construção, seja no momento da decoração.

“Diversos detalhes fazem a diferença para que a casa esteja protegida do frio. O posicionamento do imóvel no terreno e a escolha de bons materiais são apenas alguns exemplos que devem ser observados durante a obra”, diz Ieda Korman, profissional a frente do escritório Korman Arquitetos.

Segundo as profissionais do Korman Arquitetos, o posicionamento da casa no terreno faz toda a diferença para o conforto térmico. Aqui, projeto do escritório em Campos do Jordão. Foto: Gui Morelli
Cuidados na hora de construir

Segundo a arquiteta Ieda Korman, o primeiro passo para se ter uma casa com bom conforto térmico é o de escolher seu posicionamento correto no terreno. “Para isso, consideramos a incidência do sol, garantindo que os dormitórios recebam luz durante as manhãs”, diz a arquiteta. No Brasil, isso significa que eles devem ficar voltados para a face norte, uma vez que fachadas direcionadas para o sul serão menos ensolaradas e, portanto, mais frias. “Considerar também os ventos é importante, prevendo boas esquadrias e brises”, complementa.

Veja também:

Pensar na localização e boa vedação de portas e janelas também é essencial. “Uma esquadria bem feita definitivamente deixará o ambiente mais aquecido. Nesse caso, a escolha correta do material faz toda a diferença”, afirma Ieda Korman. As esquadrias de PVC e madeira são ótimas para conforto térmico, e o vidro duplo é a pedida para manter o ar gelado do lado de fora.

Para manter a casa aquecida, Ieda e Carina Korman optaram por um piso vinílico que evoca a madeira e um tapete aconchegante. Foto: Gui Morelli

Por fim, a profissional do Korman Arquitetos pede por uma atenção especial para os materiais dos pisos e paredes. “Paredes mais grossas e de tijolos de barro são a melhor opção para manter a casa aquecida”, afirma Ieda Korman. É possível também pensar em um contrapiso com aquecimento elétrico, distribuindo o calor de forma uniforme pelos ambientes. “No acabamento, a madeira é a nossa queridinha, pois é um isolante térmico natural, bela e aconchegante”, afirma.

Cuidados ao reformar ou decorar

Para aqueles que já possuem uma casa construída e ainda assim desejam aquecê-la para os dias mais frios, existem diversos truques e soluções simples. “Investir em tapetes, cortinas e carpetes é uma solução prática, pois são fáceis de instalar e podem ser especificados em tecidos aconchegantes”, opina Ieda Korman. No inverno, optar sempre por tapetes mais espessos e felpudos garantem uma pisada mais confortável. As cortinas mais encorpadas também são ótimas aliadas, evitando a perda do calor.

Veja também:

“Os tecidos aconchegantes também podem aparecer em mantas e peseiras, que devem estar dispostas sobre as camas, poltronas e sofás”. No décor, tirar dos armários as almofadas mais felpudas ou de tricot, por exemplo, também são uma forma de trazer aconchego. “Elas fazem com que a casa fique com uma sensação mais aquecida e confortável”, diz a profissional.

Lareiras são ótimas opções para manter a casa aquecida, como fizeram as profissionais do Korman Arquitetos nesse projeto. Foto: Gui Morelli

Para aqueles que podem investir, uma lareira é sempre uma boa pedida para aquecer os lares no frio. “Atualmente existem modelos portáteis e ecológicos, de fácil instalação”, indica a arquiteta. “Nesse caso, mude a configuração dos mobiliários, deixando-os mais próximos do fogo”, complementa.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow