A decoração de uma casa é muito pessoal, porém existem alguns elementos que podem contribuir para o astral do ambiente e seu bem-estar.

O serviço online de design de interiores Modsy, em parceria com a psicóloga Lindsay T. Graham, encomendaram uma pesquisa com mais de 1.500 pessoas para descobrir como a decoração das casas afeta o bem-estar dos moradores.

Descubra como os estilos de decoração, cores e outras características mais intimamente associadas a casas felizes e relaxantes – e aprenda como trazer um pouco mais de alegria aos ambientes.

Leia também

Um ambiente calmo e aconchegante

Um lar feliz é um lar acolhedor. Quando questionados sobre como se sentiriam em uma casa bem projetada, a maioria dos participantes da pesquisa relatou sentimentos de aconchego e calma. Por outro lado, apenas cerca de 10% dos entrevistados associaram um bom design a uma sensação de produtividade, e uma porcentagem ainda menor o vinculou a se sentir energizado. Para estabelecer a tranquilidade, preencha sua casa com elementos suaves, como travesseiros macios e cobertores felpudos, que convidam ao relaxamento, e escolha cores calmantes que o fazem se sentir confortável.

Esquemas de cores roxas e amarelas

Embora o azul seja a cor mais popular para decoração, aqueles que optaram pelo roxo e amarelo em seus projetos de cores geralmente tinham sensações mais positivas em sua casa. Dos participantes que optaram por decorar com roxo ou amarelo, 95% relataram a sensação de felicidade. Esses dois matizes também faziam parte da lista das cinco cores principais associadas às pessoas que têm uma sensação de controle e segurança em suas casas. Por outro lado, aqueles com decoração, predominantemente, vermelha ou marrom eram os que menos se sentiam felizes em casa. Para uma atualização alegre, tente repintar as paredes marrons em um tom lilás claro ou troque os detalhes em vermelho por acessórios amarelos.