5 principais dicas para quem quer montar uma cozinha nível Masterchef -

5 principais dicas para quem quer montar uma cozinha nível Masterchef

A bancada de azulejos pequenos foi eleita a pior tendência dos últimos 50 anos. Foto: Reprodução/Pinterest

Sabemos que têm crescido o número de pessoas que buscam reformar suas casas. Para se ter ideia, mesmo na pandemia, um levantamento feito pelo aplicativo GetNinjas, mostrou que as reformas aumentaram 57% em 2020.

Então, um dos ambientes que vem ganhando mais destaque nos projetos das casas é a cozinha. Primeiramente, há algum tempo, esse espaço era um local de atividades domésticas. No entanto, passou a ser um lugar de integração e lazer. Dessa forma, é importante montar um cômodo que atenda às novas necessidades. Confira dicas!

+ Aprenda como combinar o amarelo e arrase na decoração

+ Aprenda 5 maneiras diferentes de usar azulejo em toda a casa

+ Pessoas encontram cômodos secretos e objetos misteriosos em suas casas. Veja fotos!

A bancada de azulejos pequenos foi eleita a pior tendência dos últimos 50 anos. Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

De acordo com as arquitetas Caroline Monti e Amanda Cristina, o que mais se procura dentro de uma cozinha é praticidade.

“Para uma cozinha funcional, sempre buscamos projetar os utensílios. A tecnologia também é uma aliada nesse ambiente, como lava-louças, geladeiras e trituradores. Espaços de bancadas com áreas molhadas e secas também são importantes para facilitar na hora do preparo dos alimentos. A praticidade da arquitetura e a decoração precisam andar juntas, principalmente hoje em dia que estamos trabalhando com cozinhas muito integradas, isso faz toda a diferença”, explica Amanda.

Bancadas brancas de cozinha nunca saem de moda. Fotos: Pexels
Bancadas brancas de cozinha nunca saem de moda. Fotos: Pexels

Além disso, é importante entender a relação do dia a dia com a cozinha para saber a melhor forma de decorar e equipar o ambiente.

“É importante parar para pensar se gosta de cozinhar e se fará isso sempre, ou acabará cozinhando apenas em alguns momentos específicos. É importante entender o quanto vai conviver naquele espaço. Uma ótima ideia também é pensar no ambiente integrado com outras áreas sociais para poder interagir com as outras pessoas quando estiver cozinhando”, entende Caroline.

Para ajudar quem busca ter uma cozinha funcional e prática, listamos algumas dicas. Confira:

1. Escolha as cores certas: 

A verdade é que as cores são muito relativas, ainda mais para uma cozinha. O importante é que a pessoa escolha algo com que se identifique e esteja procurando para o design do ambiente e da casa como um todo.

Na reforma deste apartamento, a arquiteta Karina Korn optou por inserir o cantinho do café na cozinha, aproveitando a bancada de teca. Além da máquina, ainda há um bowl de vidro para reunir as cápsulas. Assim, o ambiente se torna prático e acompanha o design colorido do espaço. | Foto: Eduardo Pozella
Arquiteta Karina Korn | Foto: Eduardo Pozella

“Em sua grande maioria, a preferência é trabalhar com uma cor neutra com detalhes aconchegantes. Cores claras dão a sensação de espaços maiores. Então, também é importante trabalhar com a mesma paleta de cores utilizada em outros espaços da casa”, diz Amanda.

2. Organização: 

Todo mundo gosta que a casa esteja organizada, mas isso é ainda mais importante dentro de um ambiente como a cozinha. “Não é legal cozinhar com pouco espaço ou quando as coisas estão muito desorganizadas. Então, uma bancada grande e prateleiras são itens muito importantes para a organização e decoração do espaço”, complementa Caroline.

3. Escolha bem a marcenaria: 
Foto: Divulgação/ Jody Beck

Escolher uma boa marcenaria e adaptá-la da forma correta na cozinha também é uma ótima forma de manter o ambiente confortável. “Investir em uma boa marcenaria é sempre uma ótima opção para quem busca uma cozinha perfeita. Por exemplo, possibilitando lixeiras embutidas nos armários, organizadores para tampas de panelas e organizadores para as gavetas”, explica a arquiteta Amanda.

4. Materiais com qualidade: 

Dentro de uma cozinha, o trabalho precisa ser dobrado para os materiais e móveis não estragarem rápido demais. “Desde os móveis até os utensílios, é importante comprar materiais que ofereçam uma boa resistência ao ambiente. Além disso, o uso de materiais contra mancha também são importantes”, completa Caroline.

5. Integração: 
Cozinha com mármore traz ar luxuoso ao design do apartamento. Fotos: Divulgação/ Fiona Barrat Projects
Cozinha integrada. Fotos: Divulgação/ Fiona Barrat Projects

A integração de espaços agradou os brasileiros e está se tornando uma exigência em casa. “Em relação a eletrodomésticos para a cozinha, é necessário ter uma coifa bonita e funcional. A integração entre cozinha e sala de estar faz com que a casa se torne ainda mais confortável. É uma nova forma de manter as pessoas ainda mais próximas dentro de casa”, conclui Amanda.

Quer ver mais notícias de cozinha? Então, confira outras matérias nossas:

+ Vaso chinês do período Qianlong ‘perdido no canto da cozinha’ pode valer R$ 950 mil

+ Aprenda como cuidar da panela (e outros utensílios) de ferro

+ Esse é o jeito certo para você lavar e armazenar batatas






arrow