6 lições da construção civil que podem ser aplicadas no empreendedorismo -

6 lições da construção civil que podem ser aplicadas no empreendedorismo

Empreender não é uma tarefa fácil e requer muita coragem e esforço em qualquer segmento. O setor de construção civil, no entanto, conseguiu pegar fôlego durante a pandemia e vê nessa mudança de perfil um aquecimento do mercado.

E, por sofrer tantas oscilações para se manter em pé, a construção civil pode trazer diversas lições e ajudar quem deseja empreender.

Lições da construção civil que podem ser aplicadas no empreendedorismo. Foto: Andrea Piacquadio/Pexels
Lições da construção civil que podem ser aplicadas no empreendedorismo. Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

“Acredito que, na hora de empreender é preciso enfrentar diversos desafios, mas o principal é saber se planejar. Alguns países dão show nisso, como Japão e Alemanha. Eles investem tempo no planejamento para a execução ser perfeita”, comenta Victor Gomes, CEO da Expertise Engenharia.

Veja também:

Abaixo, listamos alguns conceitos importantes no setor da construção civil e que podem ajudar quem quer empreender na área da construção civil. Confira:

1. Desafio comercial: 

O primeiro desafio é o comercial. Convencer as pessoas a investirem um dinheiro alto na sua mão para fazer uma obra não é fácil. Alguns dizem que precisa ter dom comercial. “Tem muito engenheiro, por exemplo, que não consegue trabalhar porque não sabe ser comercial, ou seja, não sabe vender”, comenta Victor.

Como estratégia para superar esse desafio, é importante ser uma pessoa voltada à solução, que resolve problemas, com uma postura profissional positiva, demonstrando evolução. Isso faz com que as pessoas criem confiança em você. “Costumo dizer que na engenharia civil, conhecemos muita gente, fazemos muito networking e é uma lição essencial para quem deseja entrar para o mundo do empreendedorismo”.

2. Planejamento de controle da execução das atividades:

Na engenharia civil os três pilares que mandam são: preço, prazo e qualidade no serviço. Dominar e gerir toda a complexidade de uma obra, cumprindo com esses três requisitos, é um desafio. Isso acontece muito no dia a dia. Também é preciso ter sangue frio e clareza de pensamento para não perder a linha. Isso conquista o cliente e entrega a obra de forma adequada.

Para qualquer empresa, a pessoa deve ter pé no chão, saber dar passo para frente e passo para trás. Assim é possível planejar, pensar em solucionar os problemas, tudo isso faz parte do planejamento. Se você conseguir dedicar um tempo adequado de planejamento para a execução de tarefas, quando iniciar as atividades, elas irão acontecer de forma natural, tudo por meio de um controle de atividades.

3. Seja o “senhor da situação”:

Segundo o CEO da Expertise Engenharia, existe um pensamento na construção civil que é ser o ‘Senhor da Situação’, ou seja, saber dominar cada aspecto do projeto. É preciso conhecer o cliente, a execução e saber como lidar com ele no decorrer das atividades. Também ter em mente a antecipação, a cada tarefa, pois você deve pensar no melhor e no pior cenário, assim vai conseguir lidar se algo der errado. Imaginar tudo do início até o fim faz com que você enxergue algumas antecipações, isso evolui com rapidez.

4. Conquiste o mercado: 

O maior desafio é conquistar o mercado, ter um produto ou serviço de qualidade que venda por si só. Para quem começa do zero, precisará gastar saliva para conquistar o mercado, para conseguir ter um serviço ou produto que ande sozinho. Um fato é, quando começamos uma empresa não sabemos o que vai acontecer, então ter algo de qualidade já é um ótimo ponto de partida para te fazer crescer.

Veja também:

Todo empreendedor precisa ser empresário, lidar com todas as situações chatas como contabilidade, jurídico, tem muitos assuntos burocráticos. Aprender a fazer a parte chata é necessário para o sucesso de um negócio

5. Saiba lidar com todos os tipos de pessoas:

Na construção civil, lidamos com todos os tipos de pessoas – desde as mais simples até o grande empresário. Isso é muito bom para o crescimento pessoal e profissional de um empreendedor, de qualquer área, pois consegue se sintonizar com todos os tipos de perfis. “Isso me ajudou muito a entender que cada cliente é um cliente, cada fornecedor é um fornecedor, cada um tem um jeito de trabalhar. Entender o valor de cada um, todos têm valor e constroem para que saia conforme o planejado”.

6. Faça amigos: 

Tenha muitos amigos e colegas de diversas áreas. Faça parte de grupos de pessoas diferentes, conheça novos profissionais, a diferença complementa! Assim, uma hora cada um deles vai te salvar em algum ponto. Tem sempre alguém para recorrer, isso no empreendedorismo é base, porque sempre vai ter alguém sabendo lidar com os problemas.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow