7 truques simples para decorar quarto (e veja segredo para começar) -

7 truques simples para decorar quarto (e veja segredo para começar)

Seu quarto é muito vazio ou não foi decorado ainda? O maior problema nesses casos costuma ser por onde iniciar. Pensando neste “começo do zero”, vamos mostrar 7 passos simples para decorar quarto ou mudar a decoração do ambiente. O grande segredo é justamente dar um passo de cada vez.

Aprenda a projetar quartos com múltiplas funções: dicas profissionais!
5 detalhes simples que você precisa valorizar agora em seu quarto, de acordo com designers
10 dicas para decorar um quarto de casal pequeno sem erros

Não tente escolher tudo de uma vez. Uma decisão leva à próxima. O designer Cameron Getter deu 7 dicas ao site Greatist para deixar o espaço lindo sem dificuldade.

Foto: casadevalentina

1. Com que cor eu vou?

Comece o processo de decorar quarto elegendo suas inspirações: outros quartos que você gosta ou produtos que admira no Pinterest, Instagram ou revistas de decoração.

Uma das primeiras decisões que você irá tomar é onde pintar. “A pintura é o pano de fundo e vai determinar a direção de tudo que vem a seguir”, diz Cameron.

Você deseja o quarto numa atmosfera mais clara e brilhante ou mais escura e dramática? Também há que se considerar a função do dormitório. Já que a cama traz relax, a cor deve refletir essa função. “As tendências atuais para o ambiente são, além das cores neutras, azul e verde.”

Qual dessas cores é sua preferida para o quarto? Veja o que ela diz sobre sua personalidade

Foto: casadevalentina

2. Quadros e tapete

Neste segundo passo para decorar quarto, pense no chão como uma parede. Por isso, vale combinar tapete com quadros ao mesmo tempo. E eles, juntos, vão ajudar a dizer como posicionar o resto das peças no quarto. Você pode puxar cores deles que façam a união do ambiente.

Aprenda como usar o carpete para fazer seu quarto parecer maior

É interessante que as cores complementem a pintura e incluam tons que se repitam nos móveis e objetos decorativos. “A cama dá a chance de investir em um tapete mais luxuoso e macio”, orienta o designer.

Quanto ao tamanho do tapete, escolha o maior que couber em seu espaço. Se tiver paredes brancas ou neutras, você pode trazer diversão com a cor do tapete e vice-versa. Se prefere um look todo neutro, assegure-se de variar texturas para dar dinâmica e criar camadas para decorar quarto, saindo da monotonia.

Foto: Etsy

3. Móveis com utilidade

Em primeiro lugar, vem a praticidade dos móveis para decorar quarto. Quais são suas necessidades no quarto? Você tem closet ou precisa de armário e gavetas extras? Qual o tamanho da sua cama? Há espaço para duas mesinhas de cabeceira? Você precisa mesmo de duas delas? “Comece pelo painel da cama ou cabeceira, pois a cama é o foco do ambiente”, ensina Cameron. A escolha do tom de madeira ou da cor irá guiar as próximas decisões sobre móveis auxiliares.

Cama e cabeceira: como posicionar corretamente os móveis no quarto
Quarto de casal: dicas de especialista para escolher cabeceira, mesa lateral e cama

Hoje em dia, conjuntos combinando totalmente estão fora de moda. Uma mistura de peças é mais atual. “Os itens devem ser relacionados, mas não combinados”, explica. Certifique-se de que os sobretons das peças conversem entre si. Inclusive, fica ótimo usar móveis originalmente feitos para outras funções como mesinha de cabeceira. Por exemplo, bancos e cadeiras.

Foto: Etsy

4. Luminárias

Comece o assunto iluminação olhando para o teto. Você quer um ventilador de teto ou um lustre sem ventilação? Assim você já escolhe o modelo ideal para seu modo de vida (e de dormir, já que muita gente não dorme sem o barulhinho do ventilador).

Ventilador de teto: descubra as vantagens do aparelho em relação ao ar condicionado

Então é hora de acrescentar uma luz ambiente. Aquela luzinha que vai permitir ler na cama antes de dormir ou navegar pelo Instagram no celular ao acordar. Opte entre uma luminária pequena de mesa ou uma que seja presa à parede (tem a vantagem de economizar espaço da mesinha de cabeceira). As luminárias são uma oportunidade de dar um toque divertido e personalidade à decoração. Também podem trazer textura, seja de metal ou ratan, por exemplo. Pense nas outras texturas do quarto e imagine tudo junto, indica Cameron.

O tom da luz é importantíssimo. Use uma luz amarelada, mais quente e aconchegante. As luzes brancas podem ser estressantes para um ambiente como o quarto e prejudicar o sono.

 

Foto: Etsy

5. Roupa de cama para decorar quarto

Novamente, comece com a função da sua cama. Do que você precisa? Quer se sentir abraçada, quer o mínimo de itens possível ou prefere várias e várias camadas de cobertas?

Como aproveitar o espaço embaixo da cama para guardar objetos
Cama palete: 22 ideias DIY para uma casa rústica moderna

Quando substituir a roupa de cama e outros têxteis da casa. Veja dicas profissionais!
Descubra o que seus travesseiros dizem sobre você, de acordo com um psicólogo

Cameron ensina um fórmula que diz ser vencedora: Lençol de baixo, lençol de cobrir, fronhas para os travesseiros, capas de travesseiros e uma almofada ou travesseiro mais comprido, daqueles de corpo, se te agradar. Depois, só uma colcha e um edredom. Dobre o edredom embaixo nos pés para dar volume. Por fim, adicione um cobertor meio jogado, se quiser.

Foto: Etsy

6. Cortinas

Pense nos pontos decorativos e também práticos em relação às cortinas. Você precisa de blackout para dormir melhor ou de cortinas escuras por privacidade? Você pode optar por uma blackout sobreposta por cortinas, por exemplo. Cortinas também são oportunidade de adicionar cor e textura ao ambiente.

O certo e o errado na hora de colocar cortinas
Cortinas x persianas: tire suas dúvidas e aprenda como escolher o modelo ideal

Como escolher as melhores cortinas para o seu quarto: 4 dicas infalíveis

Atenção: coloque as cortinas mais altas do que a moldura das janelas. Cria a sensação de um ambiente maior, com teto mais alto. Veja guia completo ilustrado de como colocar as cortinas aqui. 

Foto: vivadecora

7. Plantas e essências

Menos é mais. Você não vai querer encher seu quarto de objetos para juntar poeira. As plantas são uma ótima maneira de trazer o verde e textura orgânica. Você só precisa ter luz o suficiente no quarto para as variedades que escolher.

Você pode ter plantas no quarto, sim! Veja como ter verde no dormitório

Então, vasos e cestos irão ajudar a manter a organização clean. Um difusor de ambiente é outro detalhe que torna o local luxuoso e agradável. Há essências especiais para dormir, como lavanda.

 

Lavanda é uma das melhores plantas para ter no quarto. Entenda mais sobre ela!
As maiores tendências de plantas para 2021, de acordo com especialista
7 erros que você está cometendo com as plantas dentro de casa
6 plantas que precisam de pouca luz. Mas são perfeitas para iluminar sua casa!
5 detalhes simples que você precisa valorizar agora em seu quarto, de acordo com designers

 

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow