A única regra que você precisa saber para acertar no tamanho do tapete da sala de estar -

A única regra que você precisa saber para acertar no tamanho do tapete da sala de estar

Dicas para acertar no tamanho do atepe da sala de estar. Foto: Divulgação/ Katie Martinez

Escolher um tapete pode parecer simples à primeira vista. Mas, há muito mais do que aparenta quando se trata de escolher um tapete que se adapte perfeitamente ao seu espaço e mobiliário. Sim, é uma ciência que os designers de interiores aperfeiçoaram por décadas, mas na verdade é fácil de seguir e há uma regra simples: meça duas vezes.

Os designers de interiores costumam alertar que o maior erro de decoração que notam são os tapetes que são pequenos demais para o espaço. “Acredito firmemente que o tapete é um elemento unificador que une uma sala e deve ancorar as peças de mobiliário”, disse a designer de interiores Stefani Stein, dos Estados Unidos.

Dicas para acertar no tamanho do atepe da sala de estar. Foto: Divulgação/ Katie Martinez
Dicas para acertar no tamanho do atepe da sala de estar. Foto: Divulgação/ Katie Martinez

“Às vezes, encontrar o tapete perfeito no tamanho perfeito pode ser complicado, e personalizar nem sempre é uma opção. Portanto, se o tapete dos seus sonhos não tiver a escala certa, tente fazer camadas de tapetes. Apenas tome cuidado para evitar sobrecarga de textura.”

Veja também:

Na maioria dos cômodos, as regras são simples: deixe pelo menos quinze centímetros entre a ponta do tapete e as paredes (ou balcões, no caso de cozinhas); deixe todas as pernas dos móveis fora dos tapetes em vias movimentadas, como entradas e corredores, e deixe o espaço ditar sua escolha do tamanho do tapete. 

A seguir, detalhamos tudo o que você precisa saber para escolher um tapete para a sala de estar.

Tapete sala de estar

Na sala, escolher o tamanho de tapete depende de alguns fatores.

A primeira opção é ter todas as pernas dos móveis – incluindo os sofás e as cadeiras de destaque – sobre o tapete. Com esse layout, o tapete deve se estender pelo menos 15 centímetros além de cada peça de mobiliário. O tamanho ideal para esta opção é um tapete de 3 x 4 metros ou maior.

A segunda opção refere-se a um espaço menor. Em locais mais apertados, você também pode optar por ter apenas as pernas dianteiras dos móveis apoiadas no tapete, com as pernas traseiras no chão ao redor. Isso funciona especialmente bem se um sofá estiver encostado em uma parede.

Veja também:

Por fim, você pode optar por ter apenas sua mesa de centro no tapete e deixar sua sala de estar totalmente fora do tapete, embora os designers de interiores avisem que esse é o erro de decoração número um que eles percebem nas casas, pois os tapetes pequenos podem realmente fazer seu espaço parecer ainda menor. Sugerimos usar esta opção apenas se você estiver lidando com um layout anormal que não faz sentido com os conceitos de tapete de área central acima.

Fonte: MyDomaine

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow