Como adaptar bares, restaurantes e salões de beleza durante a pandemia -

Como adaptar bares, restaurantes e salões de beleza durante a pandemia

Como adaptar bares, restaurantes e salões de beleza durante a pandemia

Com a flexibilização da quarentena, algumas regiões brasileiras começaram a promover a retomada das atividades comerciais. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, bares, restaurantes e salões de beleza devem seguir novos protocolos de segurança e se adaptar.

Veja também:

Pensando nisso, a arquiteta Carina Korman dá algumas dicas para adaptar seu negócio às novas regras sanitárias. Para a retomada durante a pandemia, os bares, restaurantes e salões de beleza devem apresentar ambientes abertos ou ventilados e podem funcionar com apenas 40% de sua capacidade, em um período de seis horas.

Junto com a implementação dos novos protocolos, o proprietário precisa estar ciente que deve realizar a formação de toda sua equipe sobre as condutas a serem seguidas para assegurar a segurança de clientes e funcionários.

Bares e restaurantes

Como adaptar bares, restaurantes e salões de beleza durante a pandemia
Imagem: Divulgação

Os bares e restaurantes terão de mudar o layout do salão para assegurar o distanciamento social e o espaçamento de 2 metros entre cada mesa. O cardápio digital com QR Code substitui o antigo menu. “Na impossibilidade de substitui-lo, a orientação é que o cardápio físico seja higienizado após o manuseio de cada cliente”, afirma a arquiteta Carina Korman.

Os galheteiros de mesa com azeite, vinagre balsâmico, shoyo e outros condimentos de acordo com a gastronomia do restaurante dão lugar aos sachês individuais. Ainda nas mesas, Carina sugere a troca das toalhas de pano por materiais descartáveis. “Caso o estabelecimento permaneça com o tecido, a retirada e a lavagem da toalha após cada refeição, bem como a limpeza completa da mesa após a saída de cada consumidor, são imprescindíveis”, detalha.

Na cozinha, a nova conduta de trabalho inclui a lavagem das louças em máquinas com temperatura ajustável de 85 graus para a esterilização dos utensílios. Além disso, todos os talheres devem ser embalados individualmente. Na rotina de limpeza, banheiros também devem ser higienizados com produtos desinfetantes a cada 1 hora.

Como adaptar bares, restaurantes e salões de beleza durante a pandemia
Imagem: Divulgação

Para atender a demanda de entregas sem colocar consumidores e funcionários em risco, recomenda-se criar um ambiente específico para delivery. A instalação de um biombo pode ser uma alternativa para isolar o salão e torná-lo um ambiente mais seguro. Fornecer máscaras (uso obrigatório), disponibilizar frascos de álcool em gel nas mesas e em pontos estratégicos em toda a área dos bares e restaurantes e priorizar o uso de tapetes sanitizantes são fundamentais para a reabertura do seu comércio.

Salão de beleza

Como adaptar bares, restaurantes e salões de beleza durante a pandemia
Imagem: Divulgação

É preciso repensar a disposição dos salões de beleza aumentando o distanciamento entre os lavatórios e colocando divisórias de acrílico entre eles, assim como na parte frontal do caixa. Também deve-se aumentar o espaçamento entre as cadeiras onde os clientes serão atendidos.

Atenção especial com as condutas de limpeza, reforçando a necessidade de esterilização de utensílios após cada atendimento e a lavagem de toalhas em alta temperatura. Tapete sanitizante, álcool gel na entrada e máscaras de uso obrigatório também não podem faltar. Reforce ainda a comunicação com explicações detalhadas dos novos procedimentos adotados no local para evitar a contaminação da Covid-19.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow