Adega em casa: como armazenar garrafas de vinho e evitar surpresas desagradáveis -

Adega em casa: como armazenar garrafas de vinho e evitar surpresas desagradáveis

Adega em casa: como armazenar garrafas de vinho e evitar surpresas desagradáveis

O consumo de vinho aumentou durante a pandemia de coronavírus, assim como o desejo de ter um espaço doméstico dedicado para a bebida. Antes de abastecer sua adega em casa, saiba como armazenar as garrafas de vinho corretamente.

Disposição das garrafas de vinho, iluminação, temperatura são os principais fatores que você deve levar em consideração para conservar as bebidas por mais tempo ao pensar em ter uma adega em casa.

Veja também:

Mas tudo começa pela escolha do local, dizem as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas. A primeira providência é definir o tamanho da adega e a sua real necessidade no dia a dia. Em resumo: você quer uma adega para armazenar quantas garrafas?

No caso de uma adega climatizada de grande porte, é importante prever todos os pontos elétricos, espaço para o motor da climatização, entrada e saída do ar refrigerado. Se houver portas de vidro, será preciso investir em um tipo de vidro específico para não embaçar.

Adega em casa: como armazenar garrafas de vinho e evitar surpresas desagradáveis
Imagem: Maura Mello/Divulgação

Mas quem não tem um espaço tão amplo não precisa renunciar ao sonho de ter uma adega para vinhos em casa. “Com o atual conceito de integração de espaços, uma adega pode servir como um divisor de ambientes, pode configurar uma estante vazada de madeira ou podemos ter até mesmo uma adega projetada como uma caixa toda de vidro”, afirma Paula.

A arquiteta defende também a verticalização dos espaços, usando as paredes para o armazenamento dos rótulos. “Também existem as opções portáteis que, atualmente, podem ser incorporadas às varandas gourmets de forma eficiente sem ocupar muito espaço”, diz.

Veja também:

Definir se você quer um ambiente climatizado dedicado para a adega ou se prefere modelos como eletrodomésticos é outro ponto importante. “Sempre evitamos instalar adegas perto de churrasqueiras, fornos de pizza, fogões e preferimos deixá-las longe de equipamentos que geram calor, como uma lareira”, explica Danielle. E aconselha: “Reserve um local longe da luz solar, fator que pode estragar os vinhos, e dê preferência às áreas mais escuras.”

Adega em casa: como armazenar garrafas de vinho e evitar surpresas desagradáveis
Imagem: Maura Mello/Divulgação

A temperatura é extremamente importante para os vinhos, que devem ser conservados entre 10°C e 15°C. Além disso, a bebida precisa ter a umidade controlada, pois o excesso ou a falta dela são favoráveis à proliferação de fungos nos rótulos ou acabam ressecando as rolhas. Vale lembrar que a rolha deve ficar sempre em contato com o vinho para ser preservado (garrafas levemente inclinadas).

Quando se trata de iluminação, privilegie lugares mais escuros. “Evitar o excesso de luz natural e calor é essencial. A iluminação indireta é bastante indicada e deve-se também adotar lâmpadas que emitem menos calor, como o led”, recomenda Paula. As arquitetas indicam o uso de uma luz mais quente e amarelada que contribui para um visual charmoso e acolhedor.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow