Água, ar, terra e fogo: livro destaca lindas casas em todo o mundo que incorporam elementos da natureza. Veja algumas! -

Água, ar, terra e fogo: livro destaca lindas casas em todo o mundo que incorporam elementos da natureza. Veja algumas!

Estas casas deslumbrantes foram projetadas para representar os elementos. Um novo livro destaca lindas casas em todo o mundo que trabalham com a natureza em vez de ir contra ela, sendo dividas entre os 4 elementos dela.

Uma casa é muito mais do que o que está dentro de suas paredes. Um novo livro da Phaidon lançado esta semana mostra que a configuração de uma casa pode ser tão importante quanto o que está dentro dela. O livro, Vivendo na Natureza: Casas Contemporâneas no Mundo Natural, destaca 50 casas de todo o mundo que foram projetadas para trazer e celebrar seu ambiente natural, sendo dividas nos 4 elementos da natureza.

Construídas com materiais que se relacionam com o ambiente e com limites que confundem o interior e o exterior, estão em harmonia com o seu ambiente. Dividido em quatro seções – ar, terra, fogo e água – o livro oferece olhares tentadores dentro de casas que foram projetadas para se conectar com o exterior e também para minimizar seu impacto no mundo natural.

Veja também:

Aqui estão alguns que mostram como as casas podem refletir e incorporar os elementos da natureza:

AR

Pigna, em Malborghetto Valbruna, Itália. Desenhado por Claudio Beltrame, 2017.
Foto: Massimo Crivellari/Phaidon

Inspiradas nas pinhas, essas pequenas casas na árvore foram projetadas para pairar na floresta mais antiga da Itália. Construídas principalmente de madeira, os espaços ovóides de dois níveis são ninhos confortáveis ​​com um quarto no ápice do cone. Como lares para pássaros, eles são erguidos acima do solo em colunas em meio à copa das árvores.

Bivouac Luca Pasqualetti, em Morion Ridge, Vale de Aosta, Itália. Desenhado por Roberto Dini e Stefano Girodo, 2018.
Foto: Adele Muscolino/Phaidon

Quase impossivelmente agarrado a uma saliência de montanha, esta cabine compacta pode suportar ventos de mais de 193 km/hora. Feita de seções pré-fabricadas, a cabine teve que ser transportada por via aérea para o local de escalada remoto. A uma altitude de mais de 3.000 metros, o refúgio deste alpinista parece flutuar nas nuvens.

TERRA

Boar Shoat, em Bear Lake, Idaho. Desenhado por Imbue Design, 2019.
Foto: Imbue Design/Phaidon

Este refúgio familiar completamente fora da rede elétrica fica em um cume nas montanhas ondulantes de Idaho. Com elementos da arquitetura da pradaria, o telhado plano da casa e o design rebaixado evitam que fique muito longe, ao mesmo tempo que coloca a topografia suave ao seu alcance. Uma parede inteira abre a casa para um pátio de entrada parcialmente coberto que leva para o sopé cravejado de pedras.

Varden, na montanha Storfjellet, na Noruega. Desenhado por SPINN Arkitekter e Engenheiros de Formato, 2019.
Foto: Tor Even Mathisen/ Phaidon

O terreno irregular e rochoso do cenário de montanha nórdica desta casa foi diretamente traduzido em sua forma geológica. Parecendo ser uma cúpula orgânica e imperfeita, os 77 painéis interligados da cabana de madeira foram projetados para garantir a resistência ao vento e à neve. O resultado é um espaço único que parece o interior de uma bola de futebol. Usado como uma parada de descanso para os caminhantes, ele fornece um portal no topo da montanha para ver as luzes do norte.

FOGO

Folly Cabin, em Joshua Tree, Califórnia. Desenhado por Cohesion, 2018.
Foto: Sam Frost/Phaidon

Projetada especificamente para acomodar o calor extremo do deserto, esta pequena casa experimental é dividida em duas partes, cada uma liberando o ar quente através de claraboias movidas a energia solar em seus telhados altos inclinados. Uma das estruturas apresenta um terraço com o telhado parcialmente removido, criando espaço para observar as estrelas.

Atelier Villa, em Puntarenas, Costa Rica. Desenhado por Formafatal, 2020.
Foto: BoysPlayNice/Phaidon

Localizada na selva da Costa Rica, esta casa incorpora a geologia vulcânica de seus arredores. Foi à prova de intempéries contra o ar úmido por meio de uma técnica japonesa que envolve carbonizar a madeira de sua parede posterior, protegendo a casa ao queimá-la. A casa retangular também é delimitada por uma tela de alumínio enferrujado que lembra a lava e as rochas vulcânicas da região, enquanto um pátio recortado e uma piscina interna e externa trazem a umidade e também um espaço de refúgio refrescante.

ÁGUA

Boreraig, na Ilha de Skye, na Escócia. Desenhado por Dualchas Architects, 2011.
Foto: Andrew Lee/Phaidon

Com base na forma de uma casa de campo de pedra com telhado de turfa tradicional, esta casa moderna substitui essa materialidade crua por paredes de madeira lisa e um telhado de metal que resiste à forte umidade da região. Orientada para olhar para um lago próximo e para o mar além dele, as grandes janelas de visualização da casa emolduram a vasta extensão. No interior, paredes e tetos de carvalho criam um calor uniforme para contrariar o clima tumultuado.

Straw House, em Son Tay, Vietnã. Desenhado por 1 + 1> 2 arquitetos, 2019.
Foto: Hiroyuki Oki/1+1>2 Architects/Phaidon

O telhado de palha e os tijolos desta casa à beira do lago respondem diretamente à umidade e às chuvas no norte do Vietnã, proporcionando sombra e resfriamento passivo. O edifício também resiste à força potencialmente prejudicial e à umidade da água que define o local ao se erguer do solo, permitindo que a chuva desça pelo local inclinado diretamente abaixo do edifício.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebookou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow