Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar -

Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar

Tudo o que você precisa saber sobre o alecrim está neste guia. Estamos compartilhando como cultivar, armazenar e secar a erva para facilitar o uso.

O alecrim é um ótimo complemento para qualquer jardim por causa de seus usos culinários e holísticos. Na culinária, o alecrim adiciona sabor e personalidade a alguns pratos. Ele também tem propriedades antiinflamatórias e, de acordo com o Jardim Botânico de Nova York (NYBG), há muito tempo é conhecido como um fortalecedor da memória.

Foto profissional grátis de alecrim, alimento, aromático
Foto: Karolina Grabowska

Cultivar seu próprio alecrim é mais fácil do que você pensa e, como ele é considerado perene em algumas regiões, talvez você não precise replantar ano após ano.

Veja também:
Como cultivar alecrim

Ao decidir que tipo de alecrim você quer, Evangelia Koutsovoulou, da Daphnis and Chloe, uma empresa grega de especiarias e ervas, diz que as opções parecem infinitas. “Existem centenas de variedades de alecrim em todo o mundo; algumas são puramente decorativas [enquanto] outras são adequadas para uso culinário. Portanto, primeiro faça sua pesquisa de variedade de alecrim e escolha uma que seja adequada para uso culinário”, diz Koutsovoulou. “O alecrim é bastante resistente e cresce em muitos lugares, mas nem sempre tem o mesmo sabor. A composição do solo, a exposição ao sol, as temperaturas e a umidade desempenham um papel importante. Para obter mais sucesso, você deve escolher uma variedade que prospera em climas semelhantes ao seu.”

Depois de selecionar o tipo certo para suas necessidades, encontre um espaço que acomodará seu alecrim, dando às suas plantas espaço suficiente para crescer. Quando se trata de regar, Eric Tomassini, da Fazenda Ave 33, ressalta que o alecrim é tolerante à seca, então ficará bem com um pouco de ressecamento e sol. Quando se trata de solo, ele requer excelente drenagem, de acordo com a NYBG. Gosta de solo poroso e seco e cresce bem em recipientes. Depois de plantar o tipo certo para suas necessidades em um local ensolarado, ele pode crescer alto o suficiente para que algumas pessoas usem a erva como uma cerca viva em sua casa.

Cultivo de alecrim dentro de casa

Cultivar alecrim dentro de casa é uma ótima opção, especialmente em climas mais frios. Os mesmos requisitos de sol, solo e água se aplicam às suas contrapartes externas, de acordo com o NYBG, mas é importante não regar em excesso ou deixar a planta em uma poça d’água ao cultivar a erva em um recipiente.

Ao cultivar dentro de casa, o tipo de alecrim que você planta pode ser questionado, devido a ter menos espaço inerentemente para a planta florescer. Tomassini sugere encontrar uma variedade de alecrim mais curta, como Boy Blue Rosemary. Quando se trata de um vaso, ele sugere algo maior, ela diz: “Ele vai querer um pote maior, pois cresce como um arbusto.”

Quando colher alecrim

A época ideal para a colheita do alecrim é a primavera ou o verão, e de manhã, quando os óleos essenciais da planta estão no auge, explica Koutsovoulou. “Optamos pela colheita quando [as plantas] começam a florir porque é quando as folhas estão no auge”, explica ela. Se você está cultivando para uso doméstico, faz sentido colher apenas cortando as partes que deseja secar e deixar o restante para as abelhas e para fins decorativos, observa ela.

Como secar o alecrim

Quando se trata de secar o alecrim, Koutsovoulou diz: “Você precisa de um ambiente seco e bem arejada. Deixe os galhos à sombra por alguns dias. Uma mesa grande ou uma prateleira devem servir. Você quer que eles sequem rápido, caso contrário, a qualidade pode se deteriorar durante este estágio. A secagem é uma arte e desempenha um papel muito importante na qualidade do seu resultado! Comece com quantidades menores e observe”. Você saberá que seu alecrim está pronto para ser armazenado em potes quando estiver esfarelento e completamente seco.

Como armazenar alecrim

Ao armazenar alecrim fresco, mantê-lo úmido é fundamental. Greg Lofts, vice-editor de alimentos de Martha Stewart, diz para colocar ervas frescas em um copo com água, da mesma forma que você faria com flores recém-colhidas. Ele sugere colocar um saco em cima da erva, enrolá-lo para que fique coberto e amarrá-lo para funcionar como sua própria estufa.

Foto de destaque: Lachlan Ross
Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow