Ambientes instagramáveis: arquitetos ensinam a criar um local perfeito para fotos em casa -

Ambientes instagramáveis: arquitetos ensinam a criar um local perfeito para fotos em casa

Se você é uma pessoa que adora tirar fotos e fazer vídeos para postar no Instagram, entende que uma boa produção gera muitos likes.

Dessa forma, saber posicionar e organizar os elementos (mobiliário e objetos de decoração), além de escolher o ambiente ideal, são os principais pontos a serem considerados antes dos cliques das fotos.

Com a necessidade de ficarmos mais em casa, preparar um cômodo ou cantinho da nossa própria residência facilita o momento para clicar as fotos, fazer vídeos para stories, YouTube ou até mesmo as imprescindíveis reuniões por videoconferência – tanto para os compromissos profissionais, como para unir parentes e amigos que estão distantes.

Veja também:

“A ideia é criar um local que se destaque e desperte o desejo das pessoas de fotografar, filmar e, acima de tudo, compartilhar os registros”afirma a arquiteta Júlia Guadix.

Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro

A profissional e o também arquiteto Renan Altera reuniram algumas dicas imprescindíveis na hora de montar o ambiente Instagramável perfeito!

Confira a seguir:

1) Cores e mais cores: 

“Todas as cores, quando usadas de forma harmônica, podem valorizar um ambiente. Tudo dependerá da intenção do projeto e da personalidade do morador”explica Renan Altera. Com esse pensamento em mente, você poderá escolher a paleta de cores que mais combina com a sua personalidade e o estilo do espaço.

Foto: Guilherme Pucci

As cores vibrantes chamam a atenção por si só, mas exigem cuidado quando aplicadas nas paredes. Nesse caso, o ideal é procurar objetos decorativos e móveis mais minimalistas, evitando uma confusão visual na foto.

Veja também:

“As composições com tonalidades mais claras e neutras, por sua vez, trazem muito frescor e são perfeitas para uma decoração nórdica”conta Júlia Guadix. Nesse contexto é possível ousar com uma paleta mais chamativa frente aos demais itens que irão compor o ambiente. Os tons acinzentados, por exemplo, oferecem uma sensação de conforto, sendo possível combiná-los com outras cores.

Foto: JP Image

Além das tonalidades, outro elemento que ajuda a criar um ambiente perfeito para fotos e vídeos é o revestimento. Uma parede de tijolinhos, por exemplo, traz um ar mais rústico, se destacando em qualquer cômodo. Esse material pode ser combinado com uma decoração mais neutra, usando o branco e o cinza; ou com estilo industrial, ousando no concreto aparente e no cimento queimado.

Foto: Guilherme Pucci
2) Iluminação:

Depois de escolher o local perfeito da casa para a sessão de fotos, está na hora de se preocupar com a iluminação. Sendo um dos elementos fundamentais para uma boa foto, precisa de uma atenção redobrada. Dentre as muitas possibilidades, a que mais valoriza é a iluminação natural. Portanto, se o cômodo conta com grandes janelas, as imagens capturadas durante o dia ficarão lindas.

Veja também:

Quanto à luz artificial, o melhor é fugir das lâmpadas frias (brancas azuladas) que não enaltecem nem o ambiente e nem as pessoas. “Opte pela iluminação branco quente, entre 2700K A 3000K, que são mais confortáveis visualmente”aconselha a arquiteta. Se a ideia for usar luzes coloridas, preste atenção aos contrastes e ao posicionamento delas.

Nesse quesito ainda é possível citar outras fontes decorativas que podem embelezar a foto. “Spots pontuais e fitas de LED auxiliam os cliques durante a noite, quando a luz natural não está mais presente”, afirma Renan. Com os LEDs, dá para brincar usando cores e palavras ou frases divertidas na parede.

Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro
3) Organização do ambiente: 

organização é fundamental – tanto para as fotos, quanto no dia a dia. Afinal, ambientes bagunçados e com muitos objetos desagradam moradores e os seguidores. Portanto, a dica principal é deixar no espaço somente o que a ele pertence e é funcional.

Foto: Guilherme Pucci

Depois de realizar essa seleção, escolha os objetos que forem bonitos para ficarem expostos nas mesas, aparadores, prateleiras ou até mesmo pendurados em uma composição nas paredes. Para o restante, agrupe por categorias em cestos, nichos e caixas que sejam esteticamente harmônicas com o estilo de decoração.

4) Plantinhas por todos os lados: 

As plantinhas são super bem-vindas e não podem faltar na produção de uma foto. Uma dica legal é apostar na mistura de várias espécies em um mesmo ambiente e brincar com as alturas em que serão dispostas. Além disso, os tons de verde combinam perfeitamente com cores quentes, posicioná-las em algum mobiliário ou decoração com essa paleta pode tornar tudo mais atraente.

Foto: Guilherme Pucci

Uma sugestão é eleger vasos ou cachepôs bonitos para aparecerem nos cliques. Afinal, cada detalhe faz toda a diferença! Planos verdes como os jardins verticais também criam um fundo lindo.

Foto: JP Image
5) Móveis e objetos diversos: 
Foto: Guilherme Pucci

Quando falamos em móveis e objetos, é essencial ter em mente a composição. Se esses itens estiverem jogados pelo espaço, o resultado não ficará instagramável. “Canecas/bules de café e taças são bons itens para aparecerem em bancadas de ambientes como cozinhas, ilhas etc. Óculos, livros, laptops, celulares e tablets são excelentes para escritórios e bancadas de home office”conta o arquiteto.

Uma bonita gallery wall também atua como fundo perfeito para os cliques que serão postados nas redes sociais. Basta seguir o estilo de decoração do ambiente e a personalidade dos moradores que será sucesso garantido.

6) Espelhos: 
Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro

Espelhos bem posicionados são ótimos aliados para tirar fotos, desde que reflitam espaços bonitos e organizados, evitando aqueles cantos mais escuros e bagunçados que não valorizam o arranjo. Para os modelos fixos, o recomendado é que se escolha o melhor ângulo justamente para capturar a parte mais atraente do ambiente. Já quando o espelho é móvel, é possível colocá-lo de uma maneira que favoreça o melhor foco para o registro.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow