Ambientes refrescantes: dicas de como montar um espaço para os dias quentes em casa -

Ambientes refrescantes: dicas de como montar um espaço para os dias quentes em casa

Ainda não chegamos no verão, mas em dias quentes como esses que vivemos nas últimas semanas, nada mais gostoso do que recuperar as energias em casa com ambientes refrescantes na presença da natureza e, se possível, em contato com a água.

Ter um cantinho assim, dentro de casa, é um deleite e, segundo as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, têm crescido a demanda de clientes que pedem por projetos com opções de lazer refrescantes em casa: piscinas, ofurôs, spas e chuveirões.

Por serem áreas que proporcionam a integração em família e convidados, precisam ser bem projetadas, independentemente do tamanho. A ambientação é fundamental para que o espaço eleve os usuários à uma atmosfera tranquila, relaxante e refrescante. Confira as dicas a seguir:

Piscina
Foto: Maura Mello

Quem não sonha como uma piscina em casa? Muito pedida em projetos, elas requerem um espaço maior para estarem em residências ou coberturas de apartamentos. Em casa, é necessário avaliar as condições do quintal e o formato da piscina leva em conta as dimensões e a posição do sol na construção. Nesse contexto, o espaço em volta para circulação, a instalação da casa de máquinas da piscina e a distribuição das espreguiçadeiras, mesas, cadeiras e ombrelones, entre outros itens, também são importantes.

Mas em espaços pequenos, também pode ter piscina? As arquitetas são enfáticas: ‘Sim”! Além de mais econômico, é viável, pois facilita o dia a dia de limpeza e tratamento da água.

Veja também:

As profissionais trazem um ponto de atenção: inserir uma piscina pequena em um apartamento, fora do projeto original da construtora, não é possível. A recomendação se justifica devido à necessidade de um cálculo estrutural específico e detalhado para dimensionar a somatória do peso da estrutura da piscina, a água e a movimentação das pessoas.

Chuveirão
Foto: Maura Mello

Muitos acham que a presença de um chuveirão está atrelada a uma piscina. Mas não necessariamente! Quem não tem a piscina, pode ter o chuveirão para se refrescar nos dias quentes.

O item é uma alternativa prática e barata que, além de não demandar uma área ampla, não dispõe de segredos para sua instalação. Basta apenas um ponto de abastecimento de água com pressão adequada e um ponto de drenagem com ralo e esgoto para escoamento.

Veja também:

Contudo, para a segurança, é essencial instalar um modelo de piso antiderrapante e um ralo rebaixado para a água não vazar para fora. “Se possível, indicamos adicionar uma divisória para que a água não se espalhe muito ou respingue em móveis ou objetos próximos”indica Danielle.

Spa
Foto: Julia Ribeiro

Em se falando de spas, nos referimos às banheiras de hidromassagens maiores e que ficam em áreas de lazer e abertas para uso coletivo, além das clássicas de hidro. Além disso, perfeitas para um bom relaxamento, são ótimas para repor as energias e refrescar nos dias quentes.

Veja também:

Essas peças são facilmente instaláveis nas varandas dos apartamentos, desde que a estrutura da laje permita o peso com a água. Para isso, é preciso verificar junto à construtora e ao condomínio e calcular corretamente a questão estrutural, a fim de evitar variações como rachaduras, entre outros problemas.

Infinitas possibilidades

Por fim, para quem já tem piscina em casa, trocar os revestimentos oferece uma nova cara ao ambiente. Todavia, se as opções acima não forem possíveis, diversas outras possibilidades para atenuar o calor podem ser boas opções.
“Até mesmo encher uma piscina inflável, tomar sol no jardim em frente ao paisagismo, e mesmo tomar um banho de mangueira.”finaliza Paula.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow