Apartamento antigo de 85 m² é todo repaginado com soluções criativas de arquitetura. Confira!

Nada como realizar mudanças para melhorar o astral de um lar! O projeto de reforma deste apartamento antigo, de 85 m², localizado no Morumbi, em São Paulo, começou de uma forma interessante. Após pesquisar reportagens de arquitetura e decoração na internet, Ceci (que divide o imóvel com seu marido, filho e a cachorrinha Nina) decidiu marcar um bate-papo com o profissional de arquitetura.

Dias depois, a família bateu o martelo para a reforma do apartamento de 85 m², em que o arquiteto Bruno Moraes levou inúmeras soluções com o objetivo de atender aos sonhos e necessidades da família:

Integração de Ambientes

A integração e as alterações no layout foram determinantes para o conforto da família. A sala de estar foi responsável pela reunião de diversos ambientes como sala de jantar, de TV, cozinha, varanda e até home office, portanto, cabe aos móveis delimitar cada área.

Veja também:

O piso de porcelanato, que reproduz o visual de cimento queimado, foi instalado em todo apartamento para dar unidade e amplitude. “Entre as mudanças, houve o aumento da passagem da sala para a varanda. No caso da cozinha, o cômodo foi feito completamente aberto para o estar. O pequeno escritório também ganhou vez, para que o aproveitamento fosse completo”, conta Bruno.

Na primeira imagem, sala de estar e TV com parede de placas de concreto, na outra foto, um cantinho relax na varanda | Fotos: Luis Gomes

Sala de Estar e TV

A ideia foi levar um toque urbano para o apartamento. Na parede da sala de TV foram colocadas placas de concreto, de 50 cm x 100 cm, que valorizam o visual. No restante das paredes foi utilizada a pintura na cor Crômio.

Cozinha aberta para a sala de estar e jantar. Destaque para os revestimentos azulejos de metrô brancos nas paredes e os armários na cor cinza | Foto: Luis Gomes

Cozinha e Sala de Jantar

Seguindo a integração entre os ambientes, a cozinha e sala de jantar ficaram bem próximas, apenas com uma bancada alta entre elas, onde está o cooktop, e também foi adicionado um canal com tomada e entrada USB, para que os moradores pudessem conectar diferentes eletrodomésticos. Sob medida, a marcenaria tem lugar para forno e micro-ondas, todos concentrados na mesma peça, simplificando o dia a dia. Enquanto na cozinha o cinza e o branco imperam, Bruno levou para o jantar o calor da madeira. A mesa foi desenhada pelo próprio escritório dele, com tampo de Peroba Mica e pé metálico pintado de branco.

Destaque para a mesa de jantar com desenho do escritório, além do canal com tomada e entrada USB, que fica na bancada da cozinha| Fotos: Luis Gomes

Home Office

Como o projeto foi realizado em tempos de pandemia, um grande desejo do casal foi incluir um Home Office na sala, para que eles pudessem trabalhar de casa e, ao mesmo tempo, tivessem interações durante o dia todo. Assim, houve a criação de uma bancada para dois computadores e um gaveteiro fixo de cada lado. Também é possível que os eles vejam TV enquanto trabalham, basta girar a cadeira e apoiar o computador no aparador, que está localizado entre o mini escritório e o sofá.

Home office integrado com a sala de estar | Fotos: Luis Gomes

Quarto do Casal

O dormitório é repleto de soluções para o aproveitamento de cada cantinho. Um dos pedidos deles era ter uma maior quantidade de armários para guardar as roupas e o enxoval. Por isso, além do closet integrado ao ambiente (que foi instalado na área de um antigo quartinho de serviço), o contorno da cama recebeu uma marcenaria sob medida, que possibilita que eles guardem mais coisas. Um painel de madeira ripado se transformou em uma linda cabeceira. Um detalhe diferente: foi criada apenas uma mesinha lateral ao lado da cama, para economizar alguns centímetros no layout, o que trouxe ainda mais charme para o décor.

Veja também:

A marcenaria no quarto do casal possibilitou mais organização por meio de armários | Fotos: Luis Gomes

De frente para a cama, o escritório de arquitetura desenhou um móvel que organiza não só os aparelhos eletrônicos conectados à TV, como também tem lugar para sapatos (como é ripado, também permite a ventilação). Em todo o quarto, a escolha foi por tons claros, para criar uma ambientação leve.

Destaque para o closet, que fica entre o quarto e o banheiro do casal | Fotos: Luis Gomes

Quarto do Filho

No quarto do filho adolescente, o visual é levemente mais escuro em comparação com o dormitório dos pais, mas ao mesmo tempo é aconchegante e prático. A cabeceira cinza é feita com uma chapa de madeira revestida de laminado, com apenas 2cm de espessura, que ocupa pouco espaço e abraça a mesinha lateral e a escrivaninha. Como ele é apaixonado por tênis, foi criada uma prateleira para expor alguns de seus troféus, enquanto o móvel superior fechado guarda livros e outros pertences. O banheiro, que faz parte da suíte do garoto, é um dos destaques, em razão da parede com revestimentos geométricos, em tons de cinza, e que dispensam até o uso de muitos objetos decorativos.

Suíte do adolescente possui visual clean e tons de cinza na decoração | Fotos: Luis Gomes

Lavabo e Lavanderia

Dentre as alterações na configuração do lar, também houve a mudança do lavabo de lugar (em que o cômodo ficou mais próximo da lavanderia). Para que essa alteração não fosse um problema na hora de instalar o vaso sanitário, a solução foi incluir um triturador sanitário (solução de descarga que funciona semelhante aos banheiros de aviões). Dessa forma, é possível adicionar o vaso onde se deseja, evitando que se fure a laje, e sem que haja a necessidade de que a louça esteja próxima da tubulação principal de esgoto.

Por fim, falando da lavanderia, lá foi possível instalar a condensadora do ar condicionado e ainda escondê-la no armário superior.

A lavanderia e o lavabo do projeto | Fotos: Luis Gomes

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top