Começar suas plantas a partir de sementes é uma maneira divertida e econômica de adicionar algumas variedades exclusivas ao seu jardim. No entanto, se você mora em um apartamento ou condomínio e tem janela limitada, pode ser necessário ser um pouco criativo para cultivar tudo o que deseja.

Felizmente, existem algumas maneiras fáceis (e baratas) que você pode usar para começar suas sementes dentro de casa, mesmo se você tiver pouca metragem quadrada. 

Veja também:
Você não precisa de muita luz para começar.

De acordo com Blythe Yost, CEO e cofundador da Tilly, uma empresa de paisagismo nos Estados Unidos, você não precisa de muita luz para começar a cultivar suas sementes dentro de casa. “É tudo uma questão de umidade e temperatura”, diz ela. Contanto que você tenha um ponto quente para começar, pode mover as sementes para algum lugar ensolarado assim que começarem a brotar, o que pode economizar espaço valioso no peitoril da janela. No entanto, você precisará de um lugar bem iluminado para colocar suas sementes eventualmente. Para superar esse dilema, coloque as sementes em vasos compactos, que podem ser feitos com itens que você já possui. “Adoramos a reciclagem de sementes recicladas”, observa Yost. “Meia caixa de suco de laranja ou caixa de leite com alguns centímetros de terra de envasamento pode ser um recipiente fácil para algumas sementes e ainda caberá no parapeito de uma janela assim que começarem a brotar.” No final das contas, esses suportes ocupam menos espaço do que as bandejas pré-fabricadas maiores – só não se esqueça de fazer furos no fundo para drenagem ou você corre o risco de inundar suas sementes.

Aproveite as áreas verticais.

Se você tiver pouco espaço na janela, mas tiver pelo menos um metro de espaço em outro lugar em uma parte bem iluminada de seu apartamento ou condomínio – e estiver aberto para uma solução suspensa no ar -, você pode converter essa área em uma estação de cultivo, observa Kari Warberg Block, jardineiro mestre, especialista em prevenção de pragas e CEO e fundador da EarthKind. Tudo o que você precisa fazer é colocar luzes de cultivo em suas luminárias superiores. “Em seguida, pendure um palete por baixo, prendendo-o às vigas do teto com ganchos grandes e arame”, diz ela. “Deve haver um espaço de 30 cm entre os dois para que você possa deslizar as bandejas de sementes para dentro e para fora.” Warberg Block explica que ela conseguiu fazer todas as suas plantas começarem dessa forma e observa que é uma opção barata se você tiver um orçamento apertado e espaço limitado. Esta é uma alternativa particularmente excelente se tiver acesso a uma cave aberta ou garagem.

Maximize o peitoril da janela que você tem.

Não descarte o espaço acima do peitoril da janela. Yost diz que você pode elevar suas mudas facilmente para aproveitar a janela inteira. “Isso pode ser feito rapidamente com um pequeno gancho e algum barbante ou mais decorativamente com vasos pendurados”, diz ela. Além disso, você pode aumentar o espaço da janela pendurando estantes. “Meça o comprimento de sua janela, compre uma prateleira flutuante e instale os suportes em ambos os lados. Em seguida, deslize a prateleira para dentro”, explica Warberg Block.

Seja criativo com fontes de luz.

Existem muitas maneiras de introduzir luzes de cultivo em seu espaço sem ter que investir em lâmpadas enormes ou engenhocas complexas. Yost observa que adicionar uma luz especial às suas luminárias existentes pode ser suficiente para os botões vingarem. “Uma lâmpada de cultivo pode até ser adicionada a uma luz de leitura clipada para fornecer um pequeno impulso extra para mudas jovens”, diz ela. Isso permitirá a luz direcionada em áreas menores.

Opte por plantas menores desde o início.

Se você mora em um apartamento que já tem pouco espaço, Warberg Block sugere que invista em plantas que não cresçam muito à medida que amadurecem; variedades como menta, alecrim e tomilho permanecem pequenas. “É útil comprar variedades compactas de ervas para que não ocupem ainda mais espaço”, afirma.

Veja também:

Crédito da foto: Akil Mazumder

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br