Aprenda como cuidar da panela (e outros utensílios) de ferro -

Aprenda como cuidar da panela (e outros utensílios) de ferro

Dicas para curar e limpar panelas e outros objetos de ferro. Fotos: Pexels

Se você possui uma frigideira de ferro, sabe que limpá-la corretamente é importante. As panelas desse material precisam passar pelo processo de curar (ou temperar) e podem enferrujar facilmente se essa etapa não for bem feita.

Mas, se você souber exatamente como cuidar da sua, uma frigideira ou qualquer outro utensílio de ferro durará a vida inteira – e continuará a melhorar com a idade.

+ Por que você deve usar uma batata para limpar sua frigideira de ferro fundido

+ Descubra por que você deve sempre limpar sua grelha com uma cebola

+ 2 maneiras fáceis de limpar uma panela velha e queimada

Dicas para curar e limpar panelas e outros objetos de ferro. Fotos: Pexels
Dicas para curar e limpar panelas e outros objetos de ferro. Fotos: Pexels

Portanto, veja como limpar e temperar adequadamente sua frigideira de ferro fundido.

Como temperar uma panela de ferro

Temperar ou curar uma frigideira de ferro fundido não tem nada a ver com ervas e especiarias; trata-se de usar óleo para construir uma superfície antiaderente e evitar ferrugem.

Embora você deva limpar a frigideira após cada uso, a cura só é necessária ocasionalmente, quando você vir sinais de que o processo está acabando. Para isso, esfregue uma pequena quantidade de óleo de cozinha no interior da panela usando uma toalha de papel ou pano de prato.

Em seguida, aqueça a frigideira em um forno a 180° C por uma hora, isso une o óleo à panela para criar uma superfície antiaderente natural.

“A gordura se torna partículas de carbono, o que cria o antiaderente natural”, diz Mark Kelly, da Lodge Cast Iron, nos Estados Unidos. “Quanto mais pessoas cozinharem com a frigideira, mais óleos são transmitidos aos utensílios de cozinha. Com o calor do cozimento, eles se tornam partículas de carbono.”

Como lavar uma frigideira de ferro

Ao limpar uma frigideira de ferro (ou seja, ferro fundido não esmaltado), a coisa mais importante a saber é que você não deve usar sabão, deixá-la de molho em água durante a noite ou colocá-la na máquina de lavar louça.

Fazer qualquer uma dessas coisas pode arruinar sua cura. Portanto, use água muito quente e uma esponja suave e não abrasiva para limpar a panela após cada uso. Evite usar palha de aço ou outros materiais ásperos para limpar.

Para remover quaisquer pedaços de comida presos, use uma combinação de sal grosso e água quente para formar uma pasta e esfregue suavemente, depois enxágue com água quente. Depois de lavar uma frigideira de ferro fundido, seque-a bem para remover o excesso de gotas de água e evitar a formação de ferrugem.

Como limpar uma frigideira de ferro fundido esmaltado

As panelas de ferro fundido esmaltado são mais fáceis de limpar porque são revestidas com uma superfície lisa e não porosa. Para limpar o ferro fundido esmaltado, lave-o com água quente e sabão, assim como faria com qualquer outra panela. Se houver manchas no interior da panela que não desaparecem após uma limpeza completa, leve a água para ferver na panela com uma pequena quantidade de detergente ou bicarbonato de sódio, depois esfregue e enxágue com cuidado, diz Nate Collier da marca Le Creuset.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ Essa é a melhor maneira de limpar e polir itens banhados em prata

+ Essa é a melhor maneira comprovada cientificamente para limpar a esponja de louças

+ Conheça a maneira mais simples e prática de limpar as torneiras da cozinha






arrow