Aprenda como impermeabilizar madeira com esses métodos simples -

Aprenda como impermeabilizar madeira com esses métodos simples

Cuidar de uma casa e seu quintal pode ser bem trabalhoso, mas para facilitar o trabalho, você já considerou impermeabilizar a madeira?

A madeira não é naturalmente impermeável e por esse motivo, é importante tratar e protege-la para que não apodreça, afetando a sua integridade estrutural.

Felizmente, hoje em dia, impermeabilizar a madeira não é tão difícil quanto antes. Você pode obter materiais que podem impermeabilizar sua madeira em um dia. Mas essa não é a única opção para ter uma madeira à prova d’água.

Leia também

A madeira é à prova d’água?

Pode parecer bobagem essa ideia de impermeabilizar madeira, uma vez que ela passa a vida inteira, antes de ser cortada, exposta ao tempo. Afinal, se as árvores são à prova d’agua, por que a madeira não? E a resposta é simples: ao cortar, a madeira perde sua propriedade à prova d’água.

Porque a madeira é impermeável devido à casca que a protege e também à vida que lhe dá. Quando você a corta, essas duas coisas são retiradas e ela começa a se deteriorar com o tempo, a menos que seja bem cuidada.

Então como impermeabilizar a madeira?

Existem algumas maneiras de fazer isso. Vamos apresentar os três métodos mais fáceis para impermeabilizar a madeira. Observação: o óleo de tungue é uma alternativa ao óleo de linhaça. Portanto, se ele estiver disponível onde você mora, pode usá-lo.

  • A maneira tradicional: óleo de linhaça

Esta é a forma original de proteger a madeira da água. Veja, o óleo de linhaça é criado a partir das sementes da planta do linho. Era, frequentemente, usado para proteger as casas das intempéries e do frio do inverno. Como fazer? Basta aplicá-lo com uma escova macia na madeira bem limpa. Deixe o óleo secar um pouco, antes de reaplicá-lo. Repita o processo. Você pode passar óleo uma vez por semana ou até duas vezes por ano.

  • A maneira mais eficaz: vedação de madeira

Impermeabilizar a madeira é, de longe, a melhor maneira de protegê-la dos danos causados ​​pela água. Os selantes são feitos para proteger as superfícies de tudo, de arranhões a inchaço, então use selantes se você puder pagar por isso.

O tipo mais comum de selante para madeira é o selante de poliuretano. Antes de começar a aplicar qualquer selante, limpe e lixe a madeira. Em seguida, limpe-a novamente para se livrar da poeira criada pelo lixamento. Aí sim, você pode começar. Mexa o poliuretano e, em seguida, use uma escova macia para aplicar a primeira camada. Cubra toda a superfície da madeira. Deixe a madeira secar antes de aplicar mais demãos e lixar levemente, se necessário.

  • A maneira mais bonita: coloração de madeira

O verniz permitirá que você escolha exatamente como deseja que a madeira fique, enquanto o selante, protegerá a madeira das intempéries. Se você estiver usando-a em ambientes internos, certifique-se de sempre verificar a lata para garantir que usará corretamente. Alguns são muito fortes e só podem ser usados ​​ao ar livre.

Você também pode fazer isso em duas partes. Você pode aplicar o verniz e, em seguida, usar um selante sobre ela. Isso leva o dobro do tempo e deixa a madeira vulnerável entre os dois, mas geralmente é mais barato do que produtos com as duas funções.

Fonte: HomeEdit

Créditos: HomeEdit

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow