Aprenda o melhor jeito de fazer a transição de plantas para dentro de casa -

Aprenda o melhor jeito de fazer a transição de plantas para dentro de casa

Guia de transição de plantas para dentro de casa. Foto: Sasha Kim

Deixar suas plantas ao ar livre não é uma opção quando você não vive em uma zona quente o suficiente – se você quiser que qualquer uma dessas plantas perenes viva, você precisa encontrar um lugar para elas dentro de sua casa quente e com temperatura controlada.

Mas trazer as plantas para dentro deve ser feito gradualmente para preservar seu bem-estar: uma mudança repentina na temperatura ou na luz provavelmente chocaria seus sistemas, fazendo-as secar e perder suas folhas. Confira essas dicas sobre como colocar plantas em um espaço interno e mantê-las durante o ano todo:

+ Você conhece a planta bougainvillea? Aprenda dicas para plantar a famosa primavera

+ Você sabia que o número de hastes do bambu da sorte tem significado? Descubra!

+ Chegou a primavera! Confira dicas de expert para mudar a casa nessa estação

Guia de transição de plantas para dentro de casa. Foto: Sasha Kim
Guia de transição de plantas para dentro de casa. Foto: Pexels
Faça a poda primeiro.

Você deve cortar qualquer folha, caule ou galho morto enquanto a planta ainda estiver ao ar livre para evitar o contágio de doenças dentro de casa. Se a planta for extragrande, pode-a para um tamanho mais gerenciável – será mais fácil movê-la para dentro e para fora das portas.

Dicas de cuidados com as plantas no inverno. Foto: Pexels
Fotos: Pexels
Deixe-as passar para as temperaturas mais frias.

Considere as necessidades das plantas ao decidir onde armazená-las dentro de casa. Além de não gostar de mudanças bruscas de temperatura, as plantas cítricas, por exemplo, precisam ser protegidas de correntes de ar frio e de aquecimento. Para prepará-las para a grande mudança interna, deixe as plantas gradualmente se acostumarem a resfriar as temperaturas externas primeiro, transferindo-as para um local com sombra por várias horas por dia. Aumente gradativamente o tempo que passam na sombra até chegar a um dia inteiro. 

Ofereça luz suficiente.

Quando a temperatura cai lá fora, é hora de posicionar seus tesouros tropicais dentro de casa, em frente a uma janela voltada para o sol. Se sua casa não recebe muita luz natural, coloque as plantas sob lâmpadas fluorescentes. Como você pode saber se suas flores de tons profundos não estão recebendo luz suficiente? Quando eles começarem a desbotar ou parar ter qualquer novo crescimento, tome isso como um sinal de que precisam de mais luz. Assim como com a temperatura, dê às suas plantas tropicais tempo para se ajustarem à nova iluminação interna.

Replantar suas flores e plantas é importante para mantê-las saudáveis. Fotos: Pexels
Replantar suas flores e plantas é importante para mantê-las saudáveis. Fotos: Pexels
Regue-as apenas o necessário.

Uma planta requer menos água quando está dentro de casa do que quando está ao ar livre. Então, não regue em demasia ou correrá o risco de as raízes ficarem encharcadas. Eles permanecerão assim se seus recipientes não tiverem uma boa drenagem e prejudicarem seu objetivo de ajudar suas plantas a reter sua beleza e vitalidade durante todo o ano.

Planeje a adubação.

Por fim, como outras plantas domésticas, a variedade tropical precisa de um bom fertilizante para se manter forte e saudável. Mas, ao contrário dessas outras plantas, as flores exóticas precisam de menos fósforo e mais ferro e magnésio. Portanto, verifique o seu centro de jardinagem local para obter uma fórmula recomendada.

Quer ver mais notícias sobre plantas? Então, confira outras matérias nossas:

+ Descoberta: essa planta carnívora captura suas presas embaixo do solo. Veja!

+ Orquídea minúscula que estava em extinção é encontrada nos Estados Unidos

+ Plantas no inverno? 4 dicas para cuidar bem do jardim durante toda a estação






arrow