Aquecedor x climatizador: entenda a diferença entre eles e os modelos disponíveis no mercado -

Aquecedor x climatizador: entenda a diferença entre eles e os modelos disponíveis no mercado

Aquecedores e climatizadores fazem a diferença nos dias mais frios. Fotos: Pexels

Nada melhor do que uma casa confortável e quentinha nos dias frios. Mas, quando as temperaturas ficam mais baixas, aquecedor ou climatizador são ótimas soluções para ajudar a manter os ambientes ainda mais aconchegantes.

Mas, na hora de escolher o melhor aparelho, você sabe a diferença entre aquecedor e climatizador? Para auxiliar os consumidores, a Telhanorte dá dicas para a escolha do modelo ideal para cada necessidade.

+ Guia fácil para cuidar das plantas no outono e no inverno

+ Pintar a casa no inverno? 3 dicas de expert para acertar na escolha da tinta

+ Aquecedor a gás: principais vantagens e dicas de como escolher o melhor modelo para a sua casa

Aquecedores e climatizadores fazem a diferença nos dias mais frios. Fotos: Pexels
Aquecedores e climatizadores fazem a diferença nos dias mais frios. Fotos: Pexels

Os aquecedores têm como função promover o aquecimento do ambiente e podem ser encontrados em diversos modelos, como os de resistência incandescente, cerâmica, a gás ou a óleo. Já os climatizadores são responsáveis por tornar o ambiente mais agradável, amenizando calor ou frio.

Saiba mais sobre cada produto:

Resistência Incandescente.

Trata-se de um aquecedor portátil e possui um custo menor comparado a outros modelos. Costuma aquecer de forma mais rápida, porém seu calor permanece mais próximo ao aparelho, não aquecendo o ambiente como um todo.

Há dois tipos de produtos: elétrico ou termo ventilador. No elétrico, a resistência é visível, tendo apenas uma grade metálica de proteção, não sendo recomendado para locais úmidos, como cozinhas ou lavandeiras. O termo ventilador, por sua vez, possui uma hélice que possibilita espalhar melhor o calor pelo ambiente e ainda conta com uma função de regulagem de potência.

Cerâmico. 

Parecido com o incandescente, o aquecedor cerâmico também tem uma resistência, porém é envolta em cerâmica. Por outro lado, o calor gerado pelo produto circula em todo espaço, aquecendo-o por completo.

A gás. 

O modelo a gás é ideal para ambientes grandes e abertos como bares, restaurantes. Contudo, é contraindicado para locais fechados, devido a sua composição inflamável.

A óleo. 

Este modelo, apesar de ter um custo mais elevado que o incandescente, é eficiente e gasta menos energia. O aquecedor a óleo pode demorar um pouco mais para aquecer, mas consegue fazer isto de maneira uniforme e sem ressecar o ambiente.

Foto: Divulgação
Climatizador. 

Por fim, diferentemente dos aquecedores, os climatizadores não possuem a função de aquecer o ambiente e sim de torná-lo mais agradável, amenizando o frio em 3 ou 4 graus, rapidamente. O produto ainda é funcional para quem não abre mão da economia, pois possui um baixo consumo elétrico.

Quer ver mais dicas para o inverno? Então, confira outras matérias nossas:

+ 5 cuidados essenciais que você deve ter com as roupas de inverno

+ Décor de inverno: 5 truques para aquecer todos os ambientes de casa

+ 4 dicas para deixar a casa mais aconchegante no inverno sem gastar muito

+ LG lança no Brasil o armário inteligente que limpa e passa roupas sozinho. Conheça o Styler!






arrow