Área de lazer: aprenda dicas de expert para cuidados e manutenção do melhor jeito -

Área de lazer: aprenda dicas de expert para cuidados e manutenção do melhor jeito

A área de lazer em uma residência é o local apropriado para o divertimento e descanso. Porém, esse ambiente necessita de alguns cuidados diários para que continue sendo um lugar agradável para todos. No projeto executado por Isabella Nalon, o espaço reúne a combinação espaço gourmet com jogos| Foto: Julia Herman

Seja nos projetos de casas ou apartamentos, a área de lazer é onde se concentra a ambientação pensada para se vivenciar momentos de tranquilidade, divertimento e descontração entre os moradores e seus convidados.

Na área de lazer, é comum figurar a presença de ilustres componentes como a churrasqueira acompanhada por mesa para convidados, um living formado por sofás e poltronas para as horas de relaxamento, mesas de jogos e, na área externa, a tão sonhada piscina – entre outros tantos elementos capazes de propiciar o descanso e a recreação.

A área de lazer em uma residência é o local apropriado para o divertimento e descanso. Porém, esse ambiente necessita de alguns cuidados diários para que continue sendo um lugar agradável para todos. No projeto executado por Isabella Nalon, o espaço reúne a combinação espaço gourmet com jogos| Foto: Julia Herman
A área de lazer em uma residência é o local apropriado para o divertimento e descanso. Porém, esse ambiente necessita de alguns cuidados diários para que continue sendo um lugar agradável para todos. No projeto executado por Isabella Nalon, o espaço reúne a combinação espaço gourmet com jogos| Foto: Julia Herman

Com tantas possibilidades, o sonho da área de lazer deve ser acompanhado por uma série de ações e manutenções preventivas para tê-lo, em sua totalidade e segurança, disponível em todas as ocasiões.

“Quando a casa dispõe de uma área verde com jardim ou gramado, o morador deve contar com o suporte frequente de um profissional de jardinagem, bem como um sistema eficaz de rega automática para que a grama esteja sempre viva e em plenitude”, aconselha a arquiteta Isabella Nalon. No capítulo limpeza, mesmo quando o local faz parte de uma casa de veraneio, ela recomenda que o piso seja lavado uma vez por semana e que os móveis precisam ser escolhidos respeitando critérios de resistência às intempéries.

Veja também:

A profissional ainda ressalta que a manutenção diária também passa pela organização. Com isso, planejar um local para armazenar boias da piscina, almofadas das espreguiçadeiras, toalhas, bolas ou qualquer outro item relacionado a área de lazer, é sempre importante.

Em apartamentos também é possível desfrutar da área de lazer. Nesta varanda com local da churrasqueira já pré-definido pela construtora, a arquiteta investiu na aplicação de um revestimento que se alinhou ao estilo de décor e, ao mesmo tempo, suporta altas temperaturas e propicie fácil limpeza depois dos eventos realizados | Foto: Julia Herman
Atenção ao piso

A escolha do piso é uma das etapas mais importantes quando se trata de cuidados relacionados à área de lazer. Geralmente, o morador observa questões como estética do material e a sua unidade com o décor como um todo.

“Esses atributos precisam ser computados, mas não são os principais”, relata Isabella. Pelo fato de estar em uma parte com grande circulação de pessoas, é fato que o revestimento em questão deve ser firme e prático para a limpeza de sujeiras e gorduras. Os modelos antiaderentes de pisos cerâmicos e porcelanatos são boas indicações pelos atributos de resistência e menor absorção de impurezas na comparação com os convencionais. “As plaquetas de tijolos e pedras também são boas opões”, sugere.

Piscina pronta para qualquer hora
Nesta pequena área externa de uma casa, mas muito bem planejada, a arquiteta conseguiu inserir uma piscina em ‘L’ que realizou o sonho dos moradores. O piso – um porcelanato específico para demanda –, foi instalado com o cuidado de não provocar escorregões e acidentes. A borda da piscina é de mármore branco flameado, material que evita o deslizar das mãos e quedas | Foto: Julia Herman

Ter uma piscina em casa é muito bom, ainda mais no verão! Entretanto, se não houver um zelo constante, pode deixar de ser a atração para os finais de semana e os mergulhos noturnos, mesmo em dias úteis. Os proprietários devem estar atentos aos procedimentos de limpeza e manutenção da água, bem como outros mecanismos de segurança que precisam estar em dia para uma diversão saudável e sem intercorrências.

No processo de peneiração, a remoção de impurezas como folhas de plantas, insetos e fios de cabelos deve ser capaz de eliminar todos os resíduos. Porém, de acordo com a arquiteta, nem sempre os resquícios estão 100% na superfície ou possibilitam que sejam avistados: assim é essencial promover a aspiração e escovação da piscina. “Independentemente de estar em uso, ou não, a limpeza deve ser feita entre uma e duas vezes na semana, a depender do tratamento que a piscina está recebendo, que pode ser com cloro ou sistemas mais avançados, como a ionização”, explica Isabella.

Preservação com os móveis

Chuva, sol, ventania e pessoas que se sentam com o corpo molhado, após o banho de piscina, em sofás, poltronas e cadeiras: essas são algumas situações mais corriqueiras em áreas de lazer. Por isso, os móveis devem ser produzidos com materiais resistentes como as fibras sintéticas e alumínio, que por ser leve e maleável, não demanda tantas prevenções e pode ficar exposto ao ar livre.

Pensando a conservação, a arquiteta recomenda que o morador espalhe cera ou silicone por toda a peça, sempre com a cautela de retirar o excesso e dar brilho para impedir o aparecimento de manchas.

Hoje em dia a madeira também é super bem-vinda, desde que seja devidamente tratada para suportar o uso com a finalidade de lazer. Além de ser um material de fácil limpeza, se bem conservada, pode durar por um bom tempo. Para tanto, o conselho é passar um pano limpo e úmido para eliminar o excesso de poeira e, mesmo envernizado, evitar o contato direto com a água.

Espaço gourmet com churrasqueira
Na área gourmet, Isabella Nalon adotou o mesmo porcelanato da piscina, criando uma integração dos ambientes. Tanto a mesa, quanto o banco e as cadeiras foram produzidos com madeira resistente à umidade – assim todos podem sair da piscina e se sentar sem nenhuma preocupação. Na face da churrasqueira, o subway tile preto facilita a remoção da gordura oriunda da churrasqueira | Foto: Julia Herman

Para conservar o espaço de churrasqueira nas áreas gourmet, é fundamental fazer a limpeza e higienização do local sempre que o evento finalizar, evitando assim a presença indesejada de insetos. Se o ambiente tiver manchas de carvão, elas podem ser limpas facilmente com água e sabão. Já em superfícies rústicas e porosas, a profissional indica a adição de uma escova de cerdas que coopera na extinção da sujeira que ficou impregnada no revestimento.

Veja também:

Já no caso das grelhas, não tem choro nem vela: elas devem ser lavadas logo após o uso para retirar a gordura com o auxílio de produtos desengordurantes, como pastas ou sprays, para amolecer a gordura.

Certos tipos de churrasqueiras podem acabar gerando uma grande quantidade de fumaça na hora de preparar o churrasco, porém esse excesso pode ser evitado. “Nestes casos, é necessário ter uma boa coifa com o duto calculado corretamente e, se possível, instalar um motor de exaustão. Mas, para quem não quer nenhum tipo de fumaça, a melhor opção é a churrasqueira elétrica”, finaliza Isabella.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow