Área de serviço pequena: como deixá-la funcional independente do seu tamanho -

Área de serviço pequena: como deixá-la funcional independente do seu tamanho

Área de serviço. Foto: Divulgação/Incepa

Houve um tempo, em um passado não muito distante, que a área de serviço era o cômodo com menos atenção em projetos. Até que a pandemia chegou e a forma com que higienizávamos nossas casas, sapatos e peças de roupas teve que ser repensada, principalmente ao voltar da rua.

Isso fez com que os profissionais de arquitetura e moradores passassem a dar mais atenção à área de serviço, que é tão importante e tem ganhado mais visibilidade e relevância diante da nova realidade em que vivemos.

Reunimos uma série de dicas para ajudar a planejar o ambiente de forma funcional, independentemente do tamanho da área de serviço, seja ela em uma espaçosa casa ou em um pequeno apartamento. Acompanhe o que fazer:

1. Medição: conhecendo o espaço disponível

Se existe um ponto importante e que deve ser levado em consideração em áreas destinadas aos afazeres domésticos, seja para lavar as roupas, acomodar as que serão passadas ou guardar produtos de limpeza, é a praticidade. Um erro muito comum ao projetar espaços como este é não fazer a devida medição da área.

Quando isso não acontece, o morador paga o erro das escolhas erradas: máquinas de lavar com medidas acima da área disponível, tanques pequenos ou grandes demais e falta de circulação. Por isso, o primeiro passo é avaliar espaço e decidir os itens que farão parte do cômodo.

Veja também:

Em linhas gerais, a área de serviço deve contar com máquina de lavar, tanque e, pelo menos, 50 cm de circulação. Segundo o novo Código de Obras e Edificações (COE 2017) é preciso “conter” um círculo de diâmetro de 90 cm, ou seja, deve ser possível desenhar um círculo no piso com essa medida.

2. Tanque: tradição e cuidado que nunca saem de linha

Por mais que a tecnologia das máquinas resolvam nossas vidas, sabemos que alguns itens precisam do cuidado manual. Passe o tempo que passar, o tanque será sempre algo indispensável dentro da área de serviço.

Os modelos feitos em louça sanitária garantem maior durabilidade e resistência, além de oferecer facilidade para limpeza.


Compacta, a área de serviço ao lado da cozinha ganha organização com o gabinete com o tanque | Foto: Divulgação/Incepa

A instalação suspensa permite utilizar a parte inferior para posicionar um gabinete. É ideal para os estúdios, lofts e apartamentos pequenos que ganham cada vez mais força no mercado imobiliário.

Para a instalação, é importante lembrar que, independentemente do tamanho da louça escolhida, a instalação deve ser executada com altura entre 80 a 90 cm.

3. Metais: escolhendo a torneira ideal para cada tipo de uso

Outros itens de extrema relevância para a área de serviço por serem responsáveis pelas saídas de água são os metais, mais necessariamente as torneiras, que acompanham os tanques em dois modelos: parede e bica alta. O modelo de parede deve ser instalado a 30 cm de altura em relação ao tanque. Caso não tenha outra saída de água na lavanderia, prefira o modelo com saída para máquina de lavar roupas, assim não utilizará a saída de água convencional da torneira.

Foto: Divulgação/Incepa

4. Móveis: mais praticidade e charme nas áreas de serviço

Para finalizar a lista, não podemos deixar de falar da organização, um item primordial para todos os ambientes da casa, mas que nas áreas de serviço ganha um peso especial.

A instalação do gabinete deve ser feita a 45 cm do tanque para garantir conforto aos moradores. Com relação à profundidade, a recomendação deve ser entre 30 a 35 cm.

Veja também:

Fonte: Incepa

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow