Área externa no inverno: dicas e inspirações para aproveitar o espaço durante os dias frios -

Área externa no inverno: dicas e inspirações para aproveitar o espaço durante os dias frios

Durante o inverno, a tendência é passarmos mais tempo dentro do que fora de casa. O conforto do sofá, com uma lareira ou aquecedor esquentando a sala costuma soar como a melhor opção para os dias mais frios. Porém, com soluções criativas, é possível deixar a área externa aconchegante mesma na estação mais gelada do ano.

Para a arquiteta Patricia Penna, é essencial que todas as áreas de uma casa ou apartamento sejam aproveitadas durante todo o ano. “Fazer uso de aquecedores a gás ou lareiras que funcionam com fluído são boas alternativas para aquecer o espaço externo em dias de frio”, destaca. Com o olhar de quem concebe os projetos para que os moradores aproveitem a casa em sua plenitude, Patricia elencou algumas dicas e inspirações para transformar a área externa em um espaço acolhedor e agradável mesmo nos dias mais frios. Confira!

Arquiteta Patrícia Penna/ Foto: Leandro Moraes
Fechamento em vidro ou toldos verticais?

Os dois são ótimas opções, mas o fechamento em vidro pode ser considerado um coringa, já que permite que a área externa, que pode ser a varanda do imóvel, seja apreciada mesmo em dias e noites frias ou chuvosas.

Veja também:

Já o toldo vertical ajuda a minimizar o frio e se configura como uma escolha mais econômica. Quando instalado da maneira recolhida, torna-se uma solução prática e funcional: nos dias mais quentes, basta recolher o fechamento em seu rolo e o ambiente estará aberto novamente.

A arquiteta Patricia Penna projetou essa varanda para que os moradores pudessem usufruí-la tanto no calor, quanto no inverno. O fechamento em vidro, que a separa da área da piscina, deixa o ambiente mais acolhedor | Foto: Leandro Moraes

Uso de tapetes

Esse item de décor pode ser usado, com toda a certeza, em espaços abertos. Com diversos modelos e uma infinidade de tramas e fios, materiais apropriados cooperam para uma área mais gostosa no frio. Segundo Patricia, até tapetes de fios naturais, como lã e algodão, podem ser empregados longe das piscinas e água. “Mas, nestes casos, é vital avaliar bem antes, para evitar futuros problemas”, discorre.

Tons mais quentes e diferentes texturas

A união desses dois recursos propicia mais bem-estar ao ambiente. Por isso, é interessante investir em cores quentes e terrosas, já que o estímulo visual desses tons instiga a sensação de calor, bem como diferentes texturas e tecidos mais incorporados provêm aconchego; e a felicidade de estar quentinho e em contato com o natural. Além disso, apostar em mantas e xales leves se revelam como adereços complementares muito apropriados.

Na varanda do apartamento, a arquiteta Patricia Penna aplicou tons quentes e frios, resultando um contraste aprazível. Além disso, pufes em tricô foram incorporados ao décor, evocando o deleite de um final de tarde invernal | Foto: Leandro Moraes

Aquecedores e lareiras

Certamente, são excelentes pedidas para esquentar a área externa no inverno, além de serem responsáveis por trazer um toque a mais de sofisticação e charme ao ambiente. Entre os aquecedores, a preferência deve ser pelos modelos portáteis a gás, os mais indicados para áreas grandes e abertas. No caso das lareiras, a recomendação deve ser pelo modelo fogo de chão, que funciona a base de fluído.

“No caso dos aquecedores, é importante deixar uma área de segurança ao seu redor e sem muitos itens de decoração no entorno. Por mais que não sejam atrativos esteticamente, assumir a sua presença é, de fato, o mais seguro a ser feito”, conclui a arquiteta Patricia.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow