Área molhada do banheiro: confira dicas para o banho perfeito! -

Área molhada do banheiro: confira dicas para o banho perfeito!

Definir uma área molhada prática e funcional possibilita um banho relaxante | Foto: Divulgação/Celite

Com importante papel dentro de casa, o banheiro é sinônimo de relaxamento e autocuidados diários. Nesse sentido, o banho, sobretudo no contexto atual, ganhou uma importância ainda maior. Dessa forma, saber escolher os elementos que vão compor a área molhada é uma tarefa que demanda uma atenção redobrada.

De acordo com um estudo realizado em 16 países pelo instituto de pesquisa Euromonitor, o Brasil é um dos campeões em quantidade de banhos. Os dados mostraram que, em média, os brasileiros repetem esse hábito 12 vezes por semana, cerca de duas vezes por dia. Por isso, a importância de montar uma área especial para isso com itens duráveis e resistentes.

Definir uma área molhada prática e funcional possibilita um banho relaxante | Foto: Divulgação/Celite
Definir uma área molhada prática e funcional possibilita um banho relaxante | Foto: Divulgação/Celite

Reunimos dicas importantes para ajudar a construir uma área molhada completa. Confira a seguir:

1) Chuveiros: 

Foto: Divulgação/Celite

Quando falamos sobre área molhada, o primeiro elemento que vem à mente é o chuveiro. Fica difícil definir qual é o modelo exato para cada morador, por isso existe uma grande variedade de chuveiros de parede no mercado. Funcionando com aquecedor a gás, esse modelo garante maior economia de energia e vazão de água, fazendo com que haja um melhor controle da temperatura.

Entretanto, para ter certeza de que seu chuveiro funcionará bem é preciso verificar se a pressão da água está de acordo para que o volume ideal seja alcançado, sobretudo, se você mora em uma casa. Isso é possível ao descobrir qual é o M.C.A – Metros de coluna d’água – da sua residência. Ele é calculado a partir da distância em metros da caixa d’água até o ponto de saída dela, nesse caso o chuveiro.

Veja também:

Outra solução no mercado é o modelo com ducha manual. Nele, um botão permite que o morador desvie a água da ducha para o chuveiro e vice-versa. Mais seguro, ele proporciona mais facilidade ao dar banho em idosos, crianças e até animais de estimação. Além disso, simplifica a retirada do shampoo e do condicionador do cabelo.

Chuveiro com ducha manual/ Divulgação: Celite

2) Acionamentos dos chuveiros: 

O acionamento dos chuveiros pode ser feito com acabamento de registro ou monocomando, ambos permitindo que o usuário escolha a água quente e fria. A Celite possui produtos que possibilitam maior conforto no controle tanto da temperatura quanto da pressão da água.

Acabamento de registro/ Foto: Divulgação: Celite

Os monocomandos, por outro lado, garantem mais facilidade ao morador que deseja encontrar a temperatura perfeita para o seu banho. Já vêm com uma base e caso precisem de manutenção no futuro, não será necessário quebrar a parede. Dica: é interessante que eles estejam previstos desde o início do projeto, por precisarem de instalações específicas.

Monocomando para chuveiro, sem desviador| Foto: Divulgação/Celite

3) Piso Box: 

Piso Box oferece mais segurança e durabilidade para a área molhada do banheiro | Foto: Divulgação/Celite

Para quem deseja otimizar o tempo de obra e garantir maior durabilidade para a área molhada do banheiro, existem vários modelos de Piso Box. Sua primeira grande vantagem é a rapidez e praticidade na aplicação. A segunda é o material de fabricação: produzido em aço esmaltado vitrificado, o item é durável, possui fácil higienização, reduzindo a proliferação de fungos e bactérias. Além disso não apresenta o efeito “amarelado” com o tempo de uso. Outro benefício é criar o máximo isolamento acústico para não incomodar os vizinhos – no caso de edifícios – com o barulho da água caindo no piso.

Veja também:

A alta resistência também é destaque, pois o Piso Box suporta até 300 kg e apresenta bloqueio ao fogo ao aguentar temperaturas de até 500º C. Por meio do tratamento antiderrapante, ele resulta em maior segurança contra quedas e acidentes durante o banho. Em duas versões, a saída do esgoto pode ser vertical ou horizontal, permitindo que ele seja nivelado ou aplicado sob o piso.

Com o caimento preciso, o produto ainda endossa o escoamento perfeito da água, impedindo infiltrações futuras. A aplicação dispensa a impermeabilização da área do chuveiro.

4) Banheiro + chuveiro: 

Modelos de tamanhos variados para encaixar em todos os projetos | Foto: Divulgação/Celite

Para quem gosta de relaxar completamente durante o banho pode investir em uma banheira. Afinal, não é preciso ter um ambiente grande para alcançar esse sonho de consumo. Dependendo da medida do box, é possível colocá-la junto ao chuveiro, proporcionando, além do banho tradicional, o de imersão. Isso acontece com a ajuda de um monocomando com desviador, pois ele redireciona a água do chuveiro para a banheira.

A banheira deixa a hora do banho ainda mais relaxante | Foto: Divulgação

Outro ponto importante que irá permitir mais segurança e durabilidade do produto é o fechamento da área. Após a instalação é necessário que haja uma boa vedação de silicone, feita por um profissional qualificado, para não ocorrer infiltração ou vazamento da água. O acabamento, que pode ser de madeira, alvenaria, pedra, também é recomendado.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow