Arquitetura: 7 casas que se integram perfeitamente à natureza -

Arquitetura: 7 casas que se integram perfeitamente à natureza

Casas que se misturam com o meio ambiente e a natureza enfatizam a relação simbiótica e poética da arquitetura e da natureza.

Alguns se fundem com a terra por meio de conexões internas e externas perfeitas, enquanto outros são pavilhões que pairam acima do solo. Alguns são revestidos com placas de madeira, enquanto outros são revestidos com pedra.

As linhas do telhado são planas, inclinadas, curvas e tão diversas quanto a topografia.

Veja também:

Aqui estão sete projetos de todo o mundo que celebram lugares para se aninhar e contemplam a beleza de seus locais extraordinários. Eles revelam como nosso próprio relacionamento com a natureza pode ser tão profundo quanto nossa conexão com o lar:

1. Crescent H feita por CLB Architects, Wyoming, Estados Unidos.
Crédito: Gibeon Photography/Krafty Photos/CLB Architects

Esta grande casa está situada no topo de uma colina suavemente inclinada no noroeste de Wyoming. A casa aproveita ao máximo a vista panorâmica da cordilheira Teton e uma vista emoldurada de seu pico mais alto, Grand Teton, por meio de uma abertura nas árvores.

2. Wave House de Seppo Mantyla Architecture, Mikkeli, Finlândia.
Crédito: Seppo Mantyla/Studio Hans Koistinen

A Wave House foi originalmente projetada para um terreno inclinado em Moscou, mas o arquiteto Seppo Mantyla foi contatado para ver se o projeto funcionaria em um novo terreno na Finlândia. Embora formas curvas como esta tenham sido usadas em edifícios públicos, provou ser difícil adaptá-las a um contexto residencial. A solução foi construir o telhado com vigas de aço curvas com vigas de madeira entre elas.

3. Glass Villa por Mecanoo, Lechlade, Reino Unido.
Crédito: Blue Sky Images/Maria Shot/Mecanoo

O princípio orientador do projeto para o escritório de arquitetura Mecanoo foi criar uma casa que combine transparência com sustentabilidade, construindo uma forte relação entre a vila e a paisagem.

Veja também:
4. Two Halves por Moloney Architects, Victoria, Austrália.
Crédito: Christine Francis/Moloney Architects

Com o nome de sua forma monolítica dividida, ‘Duas metades’ se distingue por dois pavilhões que parecem estar sozinhos, mas na verdade vivem lado a lado. Então, o projeto divide e conecta simultaneamente, separando a área de estar em plano aberto “pública” da privacidade e isolamento tranquilo dos quartos e banheiros vizinhos.

5. Half Tree House de Jacobschang Architecture, Nova York, Estados Unidos.
Crédito: Jacobschang Architecture/Noah Kalina

Este refúgio remoto e fora da rede está localizado em uma encosta íngreme cercada por uma floresta. Contudo, a topografia apresentava um difícil desafio e, no final, eram as árvores que davam suporte, sustentando metade do peso da cabana. Portanto, em vez de perturbar o solo com grandes fundações e muros de contenção, a estrutura é ancorada nos cantos superiores da encosta, enquanto o peso restante é distribuído por duas árvores existentes.

6. Okada Marshall House por D’Arcy Jones Architects, British Columbia, Canadá.
Crédito: Sama Jim Canzian/D’Arcy Jones Architects

As janelas e portas desta casa escarpada em forma de H (também retratada no topo) apontam para rochas antigas cobertas de musgo ou para o Oceano Pacífico, criando contrastes vivos conforme a pessoa se move pela casa. Por fim, o exterior é revestido com “shou-sugi ban”, a técnica japonesa de carbonizar madeira, que não precisa de manutenção e nunca apodrece: perfeita para as regiões mais úmidas da Colúmbia Britânica.

7. Kloof 119A por Saota, Cidade do Cabo, África do Sul.
Crédito: Adam Letch/Saota

Aproveitando ao máximo sua posição, a arquitetura do Kloof 119A foi moldada para absorver o máximo possível de vistas pitorescas (incluindo a icônica Table Mountain da Cidade do Cabo). Além disso, a casa está organizada em três níveis, cada um com seu próprio conjunto de jardins e pátios. Estes jardins estendem-se desde a superfície da montanha até à casa, protegendo os edifícios vizinhos e intensificando a relação com a natureza, ao mesmo tempo que permitem a entrada de luz e ar em espaços que de outra forma seriam escuros e isolados.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow