Arquitetura solidária aposta na ressignificação dos espaços. Conheça o projeto Squadra! -

Arquitetura solidária aposta na ressignificação dos espaços. Conheça o projeto Squadra!

Cor e alegria marcam a nova fachada da ONG Viva Boa Vista, que mudou completamente graças ao projeto da Squadra – Arquitetura Solidária em parceria com o Colinas Shopping | Fotos: Divulgação

O Squadra – Arquitetura Solidária surgiu com o intuito de ajudar ONGs, projetos e instituições através da ressignificação dos espaços.

“É a arquitetura à serviço de quem pratica o bem”, resume Patricia Penna, arquiteta à frente do projeto Squadra. Trata-se de um grupo de arquitetos e designers de interiores, do Vale do Paraíba, que acredita no potencial transformador de ofício a fim de qualificar e valorizar os espaços. Esse grupo nasceu do desejo de buscar, propor e implantar soluções que tragam mais qualidade de uso aos imóveis e patrimônios que abrigam instituições, ONGs ou projetos dedicados aos diferentes perfis de pessoas.

Cor e alegria marcam a nova fachada da ONG Viva Boa Vista, que mudou completamente graças ao projeto da Squadra – Arquitetura Solidária em parceria com o Colinas Shopping | Fotos: Divulgação
Cor e alegria marcam a nova fachada da ONG Viva Boa Vista, que mudou completamente graças ao projeto da Squadra – Arquitetura Solidária em parceria com o Colinas Shopping | Fotos: Divulgação

A Squadra – Arquitetura Solidária nasceu de um sonho da arquiteta Patricia Penna e sua equipe, que compõem o escritório Patricia Penna Arquitetura e Design, de fazer com que a profissão contribua para melhorar a vida de mais brasileiros, através da ajuda às instituições, resultando na requalificação de espaços e edificações.

Veja também:

Um dos primeiros desafios, que começou no segundo semestre de 2020 e acabou de ser concretizado, é a reforma da ONG Viva Boa Vista, na cidade de Jacareí, fundada pelo casal Ricardo e Gladislene Martins em 2019, que atende 130 famílias em situação de vulnerabilidade do bairro e região, além de crianças e jovens dos 6 aos 17 anos. São oferecidas aulas de balé, culinária, futebol, xadrez, artesanato e violão, entre outras atividades.

Recepção, área de circulação e sala de atendimento da ONG Viva Boa Vista

Com limitada infraestrutura para a realização de aulas e cursos, a casa de 140 m², que abriga a sede do projeto em Jacareí, interior de São Paulo, carecia da requalificação dos espaços existentes, assim como a criação de novas áreas, conforme relatos de coordenadores e fundadores do projeto.

Originalmente, a edificação apresenta uma varanda frontal que, ao ser anexada ao interior da residência, permite a criação de uma maior sala multiuso. Recepção, coordenação, sala de artesanato e sala do bazar também receberam melhorias graças à implementação de ventilação, luz natural e propostas de layout. Sala de beleza e de informática também se transformaram com iluminação e ventilação naturais.

Veja também:

A cozinha, importante área de trabalho, conta agora com uma despensa fechada e aperfeiçoamentos que melhoraram a qualidade de trabalho de alunos e voluntários. Mobiliário de fácil instalação, específico para atender às funções desempenhadas em cada ambiente, são outros desafios cumpridos pelo projeto. Toda a residência ganhou novo revestimento de piso, além da substituição de janelas e portas. Após a reforma, os banheiros receberam novos revestimentos de parede, louças e bancadas.

O lado externo do lote de 450 m², que abriga a casa, não poderia ficar de fora da requalificação. Uma área coberta para aulas, cursos e lazer foi criada na frente da casa. Já nas laterais da edificação, hortas verticais, criadas com a participação dos pais e alunos do projeto, humanizaram parte dos muros. Novas cores e formas passaram a fazer parte deste projeto que, desde sempre, é repleto de amor e ação!

Pinturas nas paredes, novo mobiliário, entre outras mudanças, renovaram as energias da ONG Viva Boa Vista

Com a presença do CEO do Grupo Colinas, Emerson Marietto, a ONG Viva Boa Vista foi entregue toda renovada, com muito amor e resultando da força de muitos voluntários. “É impressionante como a positividade das pessoas que fazem parte da ONG consegue cativar a todos ao redor. Estamos muito felizes em ajudar esse trabalho maravilhoso, que faz tão bem para toda essa comunidade do Boa Vista”, diz Emerson.

“Estou muito feliz com essa parceria com o Colinas, que possibilitou viabilizar o projeto pra essa instituição que ajuda crianças carentes”, conta Patrícia. “Um dos maiores desafios e dificuldades foi conseguirmos criar algo que a gente conseguisse executar em detrimento aos custos e às doações conquistadas”, continua.

“A arquitetura tem uma força transformadora e poder usar o conhecimento e a experiencia que a gente adquiriu com tanto tempo de trabalho para levar essa transformação até as pessoas é algo que me deixa realizada, muito feliz. Queremos continuar essa missão, ajudando mais e mais instituições e, claro, contanto com a ajuda da população, dos órgãos públicos, privados, empresas, marcas, lojistas – só com essa união conseguimos dar continuidade a essas mudanças tão importantes”, completa Patrícia

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow