Artista brasileira expõe árvore de natal na Bélgica: imersão na cultura indígena da Amazônia -

Artista brasileira expõe árvore de natal na Bélgica: imersão na cultura indígena da Amazônia

Artista brasileira expõe árvore de Natal na Bélgica. Foto: Maria Fernanda Paes de Barros/Yakatu

A designer, artista, pesquisadora e fundadora da Yankatu, Maria Fernanda Paes de Barros, participa da Amazonie immersive, Art-Saveur-Tradition-Durabilité, promovida pela Déco Brésil, pela Espirito Mundo e pela Talk Gallery, em Bruxelas (Bélgica). O evento reúne obras produzidas por artistas brasileiros, que resgatam a ancestralidade dos povos originários e tem como objetivo propor uma imersão na cultura da Amazônia.

A primeira peça a chegar na exposição é a árvore de Natal criada por Maria Fernanda em 2020, a convite do curador Waldick Jatobá e do hotel Tivoli Mofarrej. Criada com mais de mil fios de buriti, feitos pelas mulheres da aldeia Kaupüna, da etnia Mehinaku, no Xingu, e fios de algodão tingidos com açafrão pela Mattricaria, a obra, segundo Maria Fernanda, reforça a importância da ancestralidade e da união entre diferentes culturas, simbolizando que “somos muitos, mas que é preciso estarmos unidos para nos estruturarmos e permitirmos que a vida continue”.

Artista brasileira expõe árvore de Natal na Bélgica. Foto: Maria Fernanda Paes de Barros/Yakatu
Artista brasileira expõe árvore de Natal na Bélgica. Foto: Maria Fernanda Paes de Barros/Yakatu

A árvore abriu o evento no dia 15 de dezembro, que contará, além das obras de arte, com imersões, palestras e intervenções de alguns artistas, além de produtos alimentícios fabricados por comunidades indígenas. Estas ações acontecem entre os dias 22 e 25 de janeiro, e Maria Fernanda fará parte com mais obras criadas por ela – entre elas a cadeira Oca e o balanço Kaupüna, além de uma conversa sobre o seu trabalho e um workshop.

Veja também:

“Esta ação da Déco Brésil junto à Talk Gallery irá desempenhar um papel ativo na narrativa da arte e da cultura brasileiras na Europa. Cada cultura possui diferentes comemorações e simbologias, mas todas sabem a importância de cada um para o bem-estar do todo. Nesta obra, busquei sair do contexto religioso, olhar para o todo e trazer leveza e simplicidade, com a intenção de trazer aos visitantes o sentimento de união e ação”, comenta Maria Fernanda.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow