Através do conceito aberto, arquitetos trazem nova perspectiva para apartamento de 64 m² -

Através do conceito aberto, arquitetos trazem nova perspectiva para apartamento de 64 m²

Nos projetos arquitetônicos, autenticidade e aconchego podem andar lado a lado para tornar o imóvel mais sofisticado e confortável. Foi com a premissa de conceito aberto que os profissionais Bruno Moura e Lucas Blaia trabalharam para promover a arquitetura de interiores do apartamento com 64m², localizado no bairro Chácara Klabin, na capital paulista.

O contato dos proprietários aconteceu pelas redes sociais do escritório, antes mesmo do recebimento das chaves. Com esse período de antecedência, a dupla de arquitetos atuou no desenvolvimento de um projeto marcado pela vontade dos moradores em ter um lar com atmosfera agradável e com seus desejos muito bem expressados.

Meses após o primeiro contato, os clientes confiaram à dupla a responsabilidade do gerenciamento da obra, dando início a transformação completa do imóvel. “A partir de um briefing respondido pelos clientes e atrelado à identidade projetual do escritório, empregamos elementos que remetem à natureza e que são tendências no décor”, comenta o arquiteto Bruno Moura, que ainda ressalta a importância de os proprietários seguirem perfeitamente o projeto desenvolvido.

Através do conceito aberto, o apartamento ganhou mais amplitude, integrando living e cozinha em um mesmo ambiente | Foto: Fernando Crescenti

Antes de começar a reforma, os profissionais notaram que seria preciso abrir mais espaço na área social para que tudo ficasse da forma como o casal gostaria. “Eles já haviam comprado o imóvel com o living maior, porém identificamos a necessidade dessa ampliação. Então, realizamos a remoção da porta da varanda para incorporar essa área, já que eles pretendiam receber amigos e familiares com frequência”, explica Lucas Blaia. Prosseguindo nas alterações da planta original, o banheiro social foi convertido em lavabo e, para acrescer área ao dormitório, a solução foi angariar uma pequena fatia da sala.

Veja também:

Para os arquitetos, um dos maiores desafios do projeto foi construir uma área social que demandava muitas funções como o jantar, home office, descanso, sala estar/TV estar, lavabo e a cozinha acoplada à bancada para refeições do dia a dia – considerando também a pequena lavandeira. “A solução foi integrar os espaços e investir em materiais que, no conjunto, pudessem contribuir com o objetivo de tornar o apartamento maior do que realmente é”, explica Bruno.

Com a incorporação da varanda, foi possível produzir novos ambientes, como a sala de jantar e o home office com o efeito de madeira ripada, que por sua vez foi agraciado com a intensidade da luz natural, advinda do fechamento de vidro| Foto: Fernando Crescenti

Com a retirada da porta da varanda, o imóvel foi acrescido de uma área onde foi posicionada a mesa de jantar e o home office, que por meio da marcenaria com efeito ripado, ocupa pouco espaço e se demonstra quase imperceptível para quem chega no apartamento. “O bacana foi que todo o espaço foi contemplado com a abundante luz natural do fechamento de vidro”, diz Lucas. Para finalizar, um jardim vertical, próximo ao carrinho bar, reforça a graciosidade de um projeto que emana ainda mais tranquilidade. “Com essa mudança no layout, conseguimos agregar três ambientes super confortáveis que os clientes adoraram”, acrescenta.

Ainda na área social, os revestimentos trouxeram o toque de charme e elegância que os moradores queriam. De porcelanato, o piso cinza transmite sutileza e continuidade, servindo como pano de fundo para exaltar o mobiliário, a decoração e o paisagismo. A madeira ripada de MDF, presente tanto no living, quanto na cozinha, traz movimento e contrasta com os elementos mais claros do apartamento.

Tendência no décor, os espelhos foram empregados como revestimentos nos móveis. A proposta preconiza delicadeza, sofisticação e a tão buscada sensação de amplitude no apartamento | Foto: Fernando Crescenti

Outra ideia aplicada foi o uso de espelhos para revestir mobiliários e paredes que, além de aumentarem a percepção de espaço, adicionaram requinte e graciosidade ao projeto. “Durante a obra, nos deparamos com uma viga dupla ao diminuir o banheiro social do apartamento. Diante desse impasse, rapidamente encontramos a solução nos revestimentos. Trabalhamos com prateleiras em estrutura metálica e, para camuflar a viga, optamos por revestir com painel ripado em MDF, que emoldura o painel da televisão e está abaixo do espelho da área de jantar”, relembra Lucas.

Veja também:

Na cozinha, as cores claras também se fazem presente, assim como no restante do projeto. Entretanto, para que o ambiente tivesse um jogo de contrastes e atemporalidade, o cômodo contou com a execução de marcenaria cinza chumbo, que também segue integrado à sala, pois na cristaleira que recebe, de forma embutida, a adega climatizada, Lucas e Bruno aplicaram a mesma textura do MDF, resultando em uma relação constante entre os outros elementos. “Produzimos uma marcenaria que compreendeu os eletrodomésticos e deixou uma área estratégica para o dia a dia na cozinha”, enfatiza Lucas.

Marcenaria com eletrodomésticos incorporados, fita de LED embutida no armário superior e revestimento 3D na rodabanca promoveram modernidade à cozinha do casal | Foto: Fernando Crescenti

Para complementar a área da cozinha, a rodabanca da pia, com porcelanato 3D, foi exaltada por uma iluminação de LED embutida no armário superior, ajudando também os moradores na hora do preparo dos alimentos.

Banheiro e lavabo trazem revestimentos e texturas que forneceram ares refinados aos dois cômodos | Foto: Fernando Crescenti

O banheiro do casal, a combinação da versatilidade do porcelanato: o polido marmorizado na parede e o cinza, ambos especificados na parte externa e, dentro do box, a versão que imita o efeito amadeirado. Já no lavabo, o acetinado do porcelanato que reproduz a essência do cimento queimado e a pintura com textura marmorato, mantendo a calmaria no cômodo.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow