Bancada de mármore: por que ela mancha tão facilmente? Veja dicas do especialista! -

Bancada de mármore: por que ela mancha tão facilmente? Veja dicas do especialista!

A bancada de mármore pode ser um belo destaque para sua cozinha ou banheiro, mas saber como limpá-la e cuidar adequadamente é o maior segredo.

“O processo geológico natural de cristalização dá ao mármore, e a qualquer outra pedra natural, sua cor, veios e textura únicos”, explica Lenny Sciarrino, presidente e cofundador da Granite Gold.

“No entanto, o mármore é mais sensível do que outros acabamentos de pedra e, portanto, pode manchar ou marcar mais facilmente sem a manutenção adequada.”

Veja também:

Felizmente, manter sua bancada de mármore livre de manchas é mais fácil do que parece. “Com as rotinas corretas de limpeza e vedação, muitas manchas de mármore podem ser removidas”, afirma Sciarrino.

“Mais importante, elas podem ser evitados se você entender o que as causa.”

Interessado em aprender mais sobre os diferentes tipos de manchas de mármore, por que ocorrem e como tratá-las e evitá-las? Dos melhores limpadores para usar a pontas de polimento e muito mais, Sciarrino compartilha sua visão adiante:

O mármore é uma superfície porosa.

Pergunte a qualquer pessoa com bancada de mármore e ela dirá o mesmo: até pequenos derramamentos de água podem causar manchas. “O mármore é um carbonato de cálcio, que é uma pedra natural muito mais macia e porosa do que o granito, outro acabamento popular para cozinhas e banheiros”, explica Sciarrino. “Como o mármore, a água também é baseada em cálcio e pode deixar depósitos minerais depois de secar.”

Certos produtos de limpeza podem manchar o mármore.

Se você estiver limpando sua bancada de mármore com um spray multiuso tradicional, Sciarrino diz que você está cometendo um erro. “Os produtos de limpeza domésticos populares geralmente contêm materiais sintéticos, incluindo pigmentos e solventes, que podem quebrar o selo de proteção do seu mármore e causar manchas, ranhuras, uma superfície opaca e danos caros ao longo do tempo”, explica ele. “Sempre use soluções de limpeza com pH neutro e formuladas especificamente para pedras naturais.”

Cuidado com as bebidas ácidas.

O alto teor de acidez de algumas de nossas bebidas favoritas significa que um simples derramamento pode criar um grande problema. “Café, refrigerante, chá e vinho podem penetrar rapidamente nos poros da pedra, muitas vezes marcando a superfície e deixando uma mancha”, diz Sciarrino. O mesmo vale para sucos de frutas e qualquer outro alimento ou bebida que contenha cítricos ou ácido cítrico. “Sempre use tábuas de cortar para preparar as refeições em vez de prepará-los diretamente sobre uma superfície de mármore e limpe imediatamente qualquer derramamento”, aconselha. “Quanto mais tempo permanecerem na superfície, maior será a probabilidade de quebrar o selo protetor e penetrar nos poros da pedra, deixando uma mancha.”

Sele novamente seu mármore pelo menos uma vez por ano.

Um pouco de spray selante pode ajudar muito na proteção de seu mármore contra manchas. “A selagem frequente fornece proteção constante contra manchas à base de óleo, como molho para salada, óleo de cozinha ou óleo vegetal”, explica Sciarrino. “Quando entram em contato com pedras naturais não seladas, os óleos podem penetrar nos poros e deixar marcas desagradáveis.” Para determinar se sua bancada precisa ou não ser selada, Sciarrino recomenda despejar pequenas quantidades de água (cerca de sete centímetros de diâmetro) em diferentes áreas da bancada e deixá-las repousar por 30 minutos. “Se a água formar gotas, a pedra permanece selada. No entanto, se a pedra for penetrada – procure uma marca escura criada pela água – é hora de selar novamente.”

Faça o polimento do mármore para remover o acúmulo de água.

Além de selar o mármore com a frequência necessária, Sciarrino diz que polir regularmente a pedra pode ajudar a prevenir manchas desagradáveis. “Polir sua pedra é tão simples como borrifar o polidor na pedra, polir com um pano sem fiapos e secar”, explica ele. “Fazer isso com frequência ajudará a reforçar a vedação protetora e evitar manchas de água e marcas de impressões digitais.”

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow