Banheiro livre de mau cheiro: como fazer a instalação correta da bacia sanitária -

Banheiro livre de mau cheiro: como fazer a instalação correta da bacia sanitária

Dicas para evitar o mau cheiro nas bacias sanitárias. Foto: Pexels

Entupimentos, acúmulo de dejetos, vedação incorreta, falta de tubo de ventilação na rede hidráulica, limpeza errada, falta de manutenção da caixa do esgoto e até mesmo a escolha incorreta da bacia sanitária podem ser alguns dos motivos que trazem o mau cheiro do esgoto para o banheiro.

Portanto, selecionamos dicas profissionais do que levar em consideração no momento de escolha e instalação da bacia sanitária para facilitar a limpeza e dificultar o aparecimento de odores. Confira!

+ Bacia sanitária: guia definitivo para escolher o modelo certo para a sua casa

+ Banheiro inteligente: bacias sanitárias com controle remoto e assentos eletrônicos chegam ao Brasil. Confira!

+ Adeus papel higiênico! Essa privada inteligente vem com assento aquecido, massagem e ducha higiênica

Dicas para evitar o mau cheiro nas bacias sanitárias. Foto: Pexels
Dicas para evitar o mau cheiro nas bacias sanitárias. Foto: Pexels
Tubulação

Em primeiro lugar, antes do início da obra, é importante verificar em qual tubulação de esgoto a bacia sanitária vai ficar. “A bacia sanitária deve utilizar sempre o canal de esgoto primário. Enquanto isso, pias e chuveiros ocupam o canal secundário, que conta com caixa sifonada”, explica Rodrigo Hernandes, gerente de pós-vendas da Roca Brasil.

A correta instalação da bacia sanitária, bem como a escolha do modelo, são fatores importantes para evitar mau odores no banheiro.| Foto: Divulgação Celite

A diferença entre os canais de esgoto é simples. Ou seja, no primário, a tubulação tem contato direto com gases da rede coletora e as instalações são protegidas por um fecho hídrico, uma camada de água que impede o odor de retornar pela tubulação.

Contudo, no secundário não possui contato com os gases da rede coletora e é composto por peças e tubulações instaladas a partir de caixas sifonadas, no sentido do escoamento. Portanto, fazem parte desse esgoto as instalações de pias, tanques e ralos de modo geral.

Atenção com as medidas!

Primeiramente, antes da compra, além da tubulação, também é importante se atentar às dimensões para a instalação correta da bacia sanitária.

Além disso, a primeira metragem a considerar é a do centro do ponto de esgoto: para bacias convencionais, que usam descarga com válvula, o centro do ponto de esgoto deve apresentar 26 cm de distância da parede acabada. Em seguida, para as peças com caixa acoplada, o centro do ponto do esgoto deve ter 30 cm de distância.

A bacia com caixa acoplada deve ter 30 cm de distância da parede ao centro do ponto do esgoto | Foto: Divulgação Celite

No que se refere à altura da entrada da água, o flexível que alimentará a caixa acoplada deve estar a 20 cm do piso acabado.

A altura da entrada de água deve ser de 20 cm do piso acabado | Foto: Divulgação Celite

O ponto de alimentação de água deve estar 15 cm à esquerda do centro do ponto de esgoto. Assim, evita-se a proliferação do mau cheiro.

A distância da entrada de água com o centro do ponto do esgoto deve ser de 15 cm | Foto: Divulgação Celite
Escolhendo a bacia sanitária
Foto: Divulgação Celite

Escolher a bacia sanitária correta é outro fator determinante para eliminar de vez o odor desagradável do banheiro. Portanto, uma peça com um sistema de descarga eficaz, que elimina todos os dejetos de uma única vez, com um design bem pensado e desenvolvida com materiais de qualidade e tecnologias exclusivas é o próximo passo para um banheiro sempre cheiroso.

Limpeza e boas práticas

Mesmo com todas as tecnologias disponíveis no mercado, a instalação correta da bacia sanitária e com a hidráulica correta, o banheiro ainda exige uma constante manutenção de limpeza.

Então, o ideal é realizar uma higienização frequente da bacia sanitária (consulte manual do produto para saber como fazer para conservá-lo).  Logo, recomenda-se não jogar fraldas, absorventes, itens de plástico, cabelo, fio dental e pedaços de pano também obstruem a tubulação.

Quer saber mais sobre banheiro? Confira em nossas matérias:

Quais animais podem aparecer pelo encanamento da privada e como impedir que isso aconteça

Limpeza: como deixar o assento da privada brilhando só com vinagre

Descubra o que acontece quando você usa álcool na higienização do banheiro!






arrow