Banheiro pequeno: guia completo de como acertar nas escolhas e ter um ambiente moderno -

Banheiro pequeno: guia completo de como acertar nas escolhas e ter um ambiente moderno

Além da tão esperada percepção de amplitude, tonalidades claras transmitem calma e tranquilidade no ambiente | Foto: Divulgação/Celite

Em uma otimização do mercado imobiliário, as plantas baixas estão mais enxutas e com um novo panorama: a valorização da área social em detrimento da ala íntima. Com isso, os banheiros perderam uma considerável área útil, tornando a execução do layout um desafio. Como deixá-lo um cômodo relaxante e confortável, apesar da área reduzida?

Pensando em facilitar a nossa rotina, preparamos um roteiro com dicas e produtos que inspiram a produzirmos um ambiente contemporâneo e muito bonito. Acompanhe:

Além da tão esperada percepção de amplitude, tonalidades claras transmitem calma e tranquilidade no ambiente | Foto: Divulgação/Celite
Além da tão esperada percepção de amplitude, tonalidades claras transmitem calma e tranquilidade no ambiente | Foto: Divulgação/Celite
Aposte em cores neutras

Apesar das tendências contemporâneas prestigiarem a presença de tons mais fortes e um mix do colorido nos banheiros, uma premissa nunca mudará: a combinação neutra ou com tonalidades mais claras – incluindo o tom bege e o clássico branco –, sempre será uma aliada para transmitir sensação de um ambiente maior, quando tudo é pequenino. Assim, investir em estratégias que contribuem para essa abrangência, desde o revestimento aplicado no piso e nas paredes, bem como as louças sanitárias e móveis, é um caminho acertado.

Mobiliário: um aliado para o armazenamento

No projeto residencial, o banheiro também é onde guardamos um volume expressivo de itens. Produtos de beleza, de higiene pessoal e do próprio ambiente, além de artigos complementares do usuário, precisam contar com um gabinete prático e condizente com o tamanho e a decoração do banheiro para que o usuário disponha da máxima organização.

Foto: Divulgação/Celite

Com uma trena em mãos para o levantamento das medidas – afinal, a boa ergonomia é importante para não prejudicar o uso da peça –, o próximo passo é conhecer as opções de gabinetes compactos acompanhados pela louça sanitária, um atributo que assegura durabilidade e facilidade na higienização diária.

Veja também:

*Dica 1: Há quem goste de ter seus itens de uso diário expostos na bancada. Mas em banheiros pequenos, a melhor alternativa é conceber a disposição dentro dos armários!

*Dica 2: Móveis suspensos e afastados do piso colaboram para alcançar a sensação de amplitude;

*Dica 3: Aproveitar, ao máximo, todos os espaços. Para acrescer, armários altos, posicionados na vertical, são de relevante ajuda.

Combinação entre as peças de louças sanitárias

O projeto em si deve ser trabalhado com a ideia da unidade. Desenhos modernos de bacias, com dimensões adequadas aos banheiros de metragem reduzida, precisam de modelos compactos e práticos para a utilização no dia a dia.

As cubas também desempenham um papel importante na criação do banheiro, pois permite não só uma harmonia estética, mas espaço na bancada para ter uma área livre para apoiar adornos, toalhas e itens do dia a dia.

Espelhos para aumentar a sensação de tamanho

Além de essenciais para atividades realizadas no ambiente, a capacidade de refletir a luz e despertar a ideia de amplitude por conta da expansão do campo de visão são pontos mais que fundamentais para ter um espelho no banheiro.

Veja também:

Caso a estrutura do cômodo permita, colocá-los em frente à janela ou da porta de entrada é um artifício interessante para gerar iluminação natural. Outra possibilidade é instalar o espelho no sentido horizontal, de ponta a ponta de alguma parede, ou uma peça de tamanho significativo acima do gabinete.

Área do box

Durante o banho, sabemos que uma área confortável é essencial para os movimentos. Entre as sugestões para montar essa ambientação, o box de vidro transparente é o mais adequado para um banheiro compacto, uma vez que efeitos como fumê ou verde, ainda que translúcidos, criam limitações visuais e isso diminui o espaço.

DICAS FINAIS
1. Iluminação adequada para ampliação de espaço:

Apostar na luz difusa pode ser o melhor caminho, pois além de iluminar melhor, evita a formação de sombras, deixando o espaço mais leve.

2. Deixe rodapés e rodatetos discretos:

Esses itens de acabamento do banheiro precisam ter pouco ou quase nenhum contraste com as paredes. Busque rodapés e rodatetos com a mesma cor clara aplicada no ambiente.

3. Instalação de revestimento e rejunte da mesma cor:

Se banheiro tiver azulejos brancos, procure combiná-los com o rejunte da mesma cor, sendo que essa premissa deve valer para qualquer tonalidade escolhida. A ideia é desfazer divisões que podem interromper o limite da visão, expandindo essas superfícies.

4. Crie linhas horizontais contínuas no projeto:

Ao reformar o banheiro, observe se os móveis e faixas de revestimento seguem um alinhamento contínuo na horizontal, sem interrupções visuais. Um exemplo: ao optar por prateleiras, escolha um tamanho que ocupe uma área grande da parede, de ponta a ponta, ao invés de instalar duas prateleiras menores num canto. A proposta é explorar, ao máximo, essas linhas horizontais para obter uma sensação de grandeza e lugares suficientes para espaçar os itens utilizados no dia a dia, deixando a decoração mais leve.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow