Bar e bancada: dicas de expert para escolher as melhores banquetas

Seja para compor um espaço de bar ou marcar presença em uma bancada de refeições, as banquetas são elementos chave na hora de compor espaços.

As peças garantem funcionalidade para o dia a dia e ainda trazem um toque moderno para decoração. Porém, a escolha vai muito além da estética, a ergonomia do projeto precisa ser levada em conta antes de adquirir o modelo, afinal, uma má escolha pode resultar em um móvel desconfortável e nada funcional.

+ Casa pequena: lições incríveis para aproveitar ao máximo os espaços

+ Banqueta: dicas profissionais para escolher o melhor modelo para sua casa

+ Os melhores tipos de cadeiras e banquetas para bancada da cozinha, sala de jantar e home office

Banquetas são ótimas para economizar espaço e trazem charme ao ambiente. Foto: Pexels
Banquetas são ótimas para economizar espaço e trazem charme ao ambiente. Foto: Pexels
Como escolher as banquetas

As banquetas trazem um toque de descontração e informalidade para os ambientes: “São ótimas para serem usadas em bares, bancadas de refeições rápidas, cafés e sacadas gourmets”, explica o designer de produto da labmobili Rafael Oliva.

Foto: Pexels

Você pode encontrar modelos estilo banco, sem encosto, e peças mais estruturadas, com encosto e até estofado. A escolha vai depender do ambiente e quem vai utilizar o espaço. “Em espaços pequenos, você pode usar a peça junto a mesas bistrô, que proporcionam uma ergonomia de espaço”, revelam.

Foto: Pexels

Principalmente em espaços de menor permanência ou com espaços limitados, o designer recomenda as banquetas sem encosto. “Muitas vezes é possível guardá-las embaixo das bancadas quando não estiverem sendo usadas. Isso torna o ambiente mais prático, amplo e descontraído”.

Foto: Pexels
Medidas

A baqueta Bela é feita em estrutura em aço carbono e pode ser confeccionada de 63 a 73 cm. Foto: Divulgação/ labmobili

Outro ponto importante na hora de decidir o modelo certo é a altura das banquetas. Então, a altura da bancada é quem vai determinar a melhor altura para sua banqueta. “O mais indicado é deixar 25 cm de distância entre a bancada e o assento da banqueta. Ou seja, para bancadas de 90 cm, prefira banquetas de 65 cm, em bancadas de 100 cm, o melhor é utilizar banquetas de 75 cm de altura”, revela o especialista.

Versáteis e modernas, as banquetas ajudam a otimizar espaços e garantir espaço extra para receber. Fotos: Divulgação/ labmobili
Versáteis e modernas, as banquetas ajudam a otimizar espaços e garantir espaço extra para receber. Fotos: Divulgação/ labmobili

Entender essa proporção entre os móveis é o primeiro passo para garantir que os móveis sejam ergonômicos para o seu projeto. Além de altura das bancadas, Rafael dá mais uma dica que pode ajudar na escolha das peças.

Foto: Pexels
Foto: Pexels

“É importante considerar o tamanho que as peças ocupam no ambiente, verificando as maiores medidas de largura e profundidade do produto. Muitas vezes o local de bancadas e mesas bistrô é pequeno e a escolha de peças mais compactas pode ampliar o espaço e facilitar o deslocamento pelo ambiente”, revela.

Materiais
Foto: Divulgação/ labmobili

Existem diferentes tipos de materiais para bancada de refeições e a escolha deve ser considerada além do estilo dos ambientes e gosto pessoal. “Para espaços onde pode ocorrer acidentes como o derramamento de bebidas ou comidas sempre recomendamos os couros ecológicos, e é importante ficar atento para usar sempre materiais de qualidade para evitar que rachem precocemente”, finaliza.

Foto: Pexels

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ Vai morar sozinho? Confira as dicas de como decorar e mobiliar um apê sem gastar muito

+ Varanda e espaço gourmet: 10 dicas para acertar no projeto dos sonhos

+ 7 dicas de como você deve decorar uma cozinha pequena

Back to top