Boiserie: como utilizar a técnica francesa para ter mais estilo na decoração -

Boiserie: como utilizar a técnica francesa para ter mais estilo na decoração

Pode ser que o nome seja desconhecido, mas muito provavelmente você já foi em diversos lugares com a aplicação da boiserie na decoração.

Boiserie, palavra de origem francesa, pronuncia-se boaserrí, surgiu por influência de um movimento artístico que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII, onde o elemento era muito comum em paredes da nobreza.

Atualmente, a técnica, que nada mais é do que formar quadrados/retângulos em relevo na parede, passou por diversas modificações e é utilizada em diferentes propostas decorativas.

Veja também:

boiserie pode ser utilizada tanto em projetos clássicos quanto contemporâneos, variando de acordo com a personalidade do cliente. “Tudo depende do estilo, cores e decoração para que o ambiente não fique carregado”, indica a arquiteta Erika Mello.

Material

Anteriormente executada em madeira, hoje em dia as boiseries podem ser encontradas também em gesso, cimento, cimento queimado, poliuretano ou até mesmo isopor, deixando o custo do item bastante em conta!

A escolha do material varia de acordo com o projeto e do objetivo do cliente. “O gesso é bacana para projetos mais contemporâneos, a madeira para os clássicos e o poliuretano e o isopor são os mais fáceis para a instalação”, conta o arquiteto Renato Andrade.

Fotos: Luis Gomes
Cores

Foi-se o tempo em que as boiseries eram utilizadas apenas em ambientes clássicos. Hoje, cores vivas, brilhantes e intensas são as mais empregadas com o elemento do décor, mas com muito cuidado para não pecar no excesso.

Segundo a arquiteta Erika Mello, a tinta acrílica é a mais indicada para a pintura de boiseries, principalmente de materiais como gesso e isopor. “Assim elas ficam mais resistentes e duram mais, sem desbotar”, conta.

Veja também:

Para deixá-las mais modernas, a dica é usar cores intensas e fortes como azul, verde e o amarelo. No entanto, se a intenção for manter um ambiente no estilo clássico, o uso de cores claras e neutras é o mais indicado.

Ambiente

Afinal, existe o melhor ambiente para utilizar as boiseries? A resposta é: não! Elas podem ser utilizadas em quaisquer cômodos da residência: nos quartos, na cozinha, na sala e até no banheiro! Só é necessário definir as cores e o estilo de acordo com a decoração de cada área.

Estilo

É fundamental prensar no equilíbrio dos demais itens do projeto para que o resultado não seja um ambiente sobrecarregado, já que as boiseries são pontos de destaque! Pesquise as opções disponíveis no mercado e escolha a que mais define a sua personalidade. “Linhas gerais, arabescos, bordas detalhadas e bordas arredondadas são as mais comuns e fáceis de se encontrar no mercado. Linhas retas remetem mais ao estilo moderno”, indica Renato Andrade.

Decoração

O restante da decoração do ambiente precisa compor de forma complementar! Como combinar os itens do ambiente com as boiseries? Para a arquiteta Erika Mello, quadros e pôsteres combinam bastante com a aplicação do efeito na parede. “Uma dica interessante e que sempre destacamos em nossos projetos com boiseries também é na iluminação. Luminárias e pendentes trazem um charme inebriante”, finaliza.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow