Bold ou retificado: entenda a diferença entre os acabamentos de porcelanato -

Bold ou retificado: entenda a diferença entre os acabamentos de porcelanato

O universo dos porcelanatos é vasto e cheio de opções – sua versatilidade, afinal, é uma das características que o faz queridinho por muitos, unida com toda a praticidade, higiene e resistência do material.

Na hora de escolher o modelo correto de porcelanato, porém, é comum surgirem dúvidas sobre seus acabamentos bold e retificado. Para não errar, reunimos as principais características de cada um deles. Confira:

Revestimento com efeito bold. Fotos: Divulgação/Roca Cerámica
Afinal, o que define o acabamento bold ou retificado?

Segundo Luis Goeldner, Engenheiro de Materiais e chefe do departamento de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerámica, é o tipo de borda do porcelanato que determina se a peça é bold ou retificada. “Essa diferença influencia diretamente na estética do ambiente, pois interfere no tamanho das juntas”, diz o especialista.

Veja também:

Peças com acabamento bold – também chamado de boleado – eram extremamente populares nas construções brasileiras. Sua principal característica são as bordas arredondadas, que resultam em peças com laterais e superfícies pouco uniformes quando comparadas com produtos retificados. “Isso faz com que, na instalação, seja necessário deixar um espaçamento maior entre as peças, com juntas de no mínimo 3 mm”, explica Goeldner. Apesar da necessidade de usar mais rejunte na aplicação, peças com acabamento bold costumam ter um preço menor e fácil instalação.

Acabamento bold. Fotos: Divulgação/Roca Cerámica

Agora, quando se trata de produtos com acabamento retificado, a borda das peças são retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante. “Mais recentes no mercado, por conta da tecnologia envolvida em sua produção, são peças que permitem instalação de maneira uniforme e alinhada, com juntas mínimas e imperceptíveis, de apenas 1 mm”, destaca.

Quando escolher cada um dos acabamentos?

Visualmente, a maior diferença entre um porcelanato bold ou retificado está na espessura das juntas. Por isso, as peças retificadas são as favoritas para ambientes sofisticados e elegantes, ou que busquem uma sensação de amplitude. “O acabamento retificado, especialmente em nossas peças de SuperFormato, permite aplicações contínuas, sem interferência visual de juntas”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.

Veja também:

As peças bold, por sua vez, evocam uma atmosfera mais rústica ou retrô e normalmente são escolhidas para peças de tamanhos menores. “Como o rejunte fica em evidência, é possível optar por tons semelhantes ao da peça, para mimetizá-lo ao máximo, ou então explorá-lo no décor, com cores marcantes e que contrastem com a peça escolhida”, opina Christie.

Peças de revestimento retificado.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow