Casa sustentável de 27 m2 pode ser montada em mais de 1.000 maneiras

Algumas pessoas podem se adaptar a seus ambientes de maneira extremamente rápida e, aparentemente, casas pequenas também – pelo menos no caso da Casa Ojalá.

Imagens: Divulgação

Construída pela arquiteta Beatrice Bonzanigo, do IB Studio, esta casa transportável de 27 metros quadrados foi criada para suportar praticamente qualquer tipo de intempérie do ambiente. A Casa Ojalá se assemelha ao sistema mecânico de um veleiro – completo com cordas, polias e manivelas – que permite configurar sua forma em mais de 1.000 maneiras sem alterar sua estrutura original, de acordo com um comunicado à imprensa.

Veja também:

+ Casa pré-fabricada brasileira conquista o mundo; veja fotos

+10 casas de frente para o mar simplesmente deslumbrantes

As casas mais extraordinárias do mundo: Netflix exibe série de arquitetura da BBC no Brasil

Essa diversidade permite que a Casa Ojalá exista em uma ampla variedade de localizações geográficas, independentemente dos obstáculos que a natureza coloca em seu caminho. O proprietário da pequena casa pode controlar sua forma com um sistema mecânico de paredes deslizantes, pisos móveis e painéis de teto.

Veja também:

Brasil está em lista de lugares com arquitetura mais visionária do mundo

12 modinhas de decoração para abandonar em 2020

Como reformar sua casa e não estourar o orçamento 

Além disso, existe um sistema de coleta de água da chuva embutido, além de painéis e sistemas fotovoltaicos que podem ser adicionados. Embora todos os quartos possam ser trocados para criar o layout preferido, o modelo foi originalmente construído para ter dois quartos, uma área de estar, um banheiro e um terraço na cobertura.

A casa inteira pode até se tornar estritamente uma plataforma ao ar livre, se você quiser!

Ele também vem com móveis embutidos na forma de sete fatias que podem ser usadas para fins funcionais, de uma área de pia a um armário de roupas e uma estante de livros. Você pode mantê-lo fora de uso ou, se preferir priorizar mais espaço, pode armazená-lo embaixo do chão.

Este projeto foi apresentado ao público pela primeira vez como um modelo de design na Semana de Design de Milão 2019 e agora está disponível para pré-venda.

Veja também:

Arquiteta mostra 10 móveis multiuso em que você deve apostar

Estas casas impressas em 3D vão abrigar famílias de baixa renda

4 desastres arquitetônicos de São Paulo

+ Jardim vertical: 11 prédios incríveis que imitam a natureza

Back to top